Início > Educação > Tour cultural encanta estudantes de São Gonçalo

Tour cultural encanta estudantes de São Gonçalo

Publicado em:  05/07/2018

Cerca de 26 alunos do Jardim de Infância Menino Jesus, no Boaçu, participaram de uma atividade bem diferente, na última semana, como parte do Projeto Click Sustentável, da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. Em companhia de professores, funcionários e da coordenadora do projeto, Ana Sobral, os pequenos visitaram a exposição “Portinari – a Construção de uma Obra”, na Caixa Cultural, no Centro do Rio. O agendamento foi feito com o grupo Gente Arteira, de educação e cultura, que promove as exposições guiadas.

O secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes, elogiou a ação e parabenizou a equipe pelo trabalho realizado no projeto.

“Com esse trabalho que está associado ao meio ambiente, a gente ajuda a despertar na criança o amor, o zelo e o carinho. Seria muito bom se pudéssemos trabalhar com a reciclagem, com a visão de ambiente, de proteção, saber que o ambiente é nosso em todo o país. Essa aula-passeio é muito importante porque une a proposta de valorizar o meio ambiente com a arte. Nós estamos muito felizes com o trabalho realizado pela equipe do Click Sustentável”, ressaltou o secretário.

Ana Sobral explicou que o Click Sustentável é realizado em cinco etapas com as escolas da rede municipal de São Gonçalo. “Nós agregamos em cada mês quatro escolas, que são convidadas, uma sendo o ponto de referência e as outras que circundam essa escola-referência. Nós convidamos quatro alunos de cada escola, sendo que da escola referência convidamos um número maior, cerca de 12 alunos. Temos 24 alunos, aproximadamente, em cada edição. O tour cultural é a quarta etapa do ciclo”, afirmou a coordenadora.

No caminho entre a escola e a Caixa Cultural, Ana mostrou aos alunos algumas reproduções das obras de Portinari para que eles visualizassem antes algumas obras do artista, para que chegassem com um olhar antecipado sobre os trabalhos da exposição. “Isso tem dado muito certo, eu vou antes, visito a exposição, trago os folhetos para mostrar para eles e depois fazemos o tour. Eu nunca faço o tour sem antes falar sobre a exposição”, afirmou a coordenadora.

Apesar de bem novinhas, as crianças interagem muito bem com o projeto, segundo Ana Sobral. “Levamos 26 crianças, entre 4 e 5 anos. É uma visita guiada, não é brincadeira, não é só passeio, é um passeio-aula, uma aula lúdica. É incrível, mas as crianças com menos idade, com menos filtro, participam de uma forma muito mais intensa e verdadeira. Eles não têm medo, vergonha, eles não têm ainda a censura limitando o olhar. Então eles olham e verbalizam. Eles têm a atenção voltada para os objetos que estão nesse espaço de cultura e são tocados por esses elementos. Essa escola nos surpreendeu desde o inicio até o final do passeio”, contou Ana.

O Click Sustentável é um projeto que discute temas referentes às artes visuais e à educação ambiental, que são os pilares da proposta. “No primeiro momento, nós discutimos a temática e depois fazemos uma sugestão aos participantes que fotografem cenas do cotidiano deles que façam uma alusão à temática discutida. Então, quando a gente fala de sustentabilidade ou de ações sustentáveis, eles vão buscar na realidade deles, seja no ambiente escolar ou no seu bairro, na sua casa ou em qualquer outro lugar alguma imagem que reflita o que eles pensaram sobre a temática. Isso com a ajuda de um celular que possa fazer fotos. Se não tiver a gente pede que o professor ajude ou a família ajude para que ele tenha essa imagem. Essa imagem será ampliada para o tamanho A 4 e depois entregue para nós do grupo do Click. No segundo momento, a gente confecciona a oficina de papel artesanal, usando papéis que foram utilizados na escola, como cartolina, capa de caderno para fazer novos papéis. O papel é reciclado, reaproveitado dentro daquela temática que a gente discute que é o respeito, o repensar sobre, o reduzir, o reusar e o reciclar. Nós usamos esses cinco erres para discutir o comportamento. Essa é a nossa proposta, discutir novos comportamentos”, explicou Ana.

O terceiro é o momento das tintas orgânicas. Seguindo essa linha ambiental, os participantes do Click produzem novas tintas utilizando como base a argila, a cerâmica, o barro, que os alunos têm acesso em qualquer lugar que tenha terra próximo. O barro é misturado a pigmentos para dar cor e a algum líquido como cola para dar liga.
Com essas tintas, os alunos vão reproduzir a imagem que eles clicaram fotograficamente em cima do papel que eles confeccionaram. “Com isso, nós vamos produzir a obra de arte, que é o produto final deste processo, é a imagem que eles reproduziram através da fotografia, que aplicaram em cima do papel reciclado, utilizando as tintas que eles produziram. Esse é o resultado do processo de criação. O quinto e último momento é a consagração com a exposição desses trabalhos”, concluiu Ana Sobral.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed