Início > Esporte e Lazer > Torneio de Jiu-jitsu reuniu mais de 500 atletas no Clube Mauá

Torneio de Jiu-jitsu reuniu mais de 500 atletas no Clube Mauá

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/09/2019

Cerca de 535 atletas participaram, no último sábado (14), do maior campeonato de Jiu-jitsu do município. Com o nome de “Taça São Gonçalo de Jiu-jitsu 2019”, o evento ocorreu no Clube Mauá, localizado na Estrela do Norte, das 8h às 17h, de forma gratuita e contou com a participação de atletas femininos (entre 4 e 50 anos) e masculinos (entre 6 e 40 anos) de 30 instituições e projetos sociais. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com o projeto social Esporte e Vida, com o objetivo de promover a cultura do esporte e a inclusão social no município. Ao todo, 2200 pessoas prestigiaram o evento.

“Esporte e inclusão social precisam andar lado a lado, principalmente no processo de formação dos jovens. A prática de qualquer esporte fortalece os vínculos com a família, ajuda a disciplinar a criança e melhora a parte emocional e física, uma vez que trabalha conceitos de superação, empenho e autoestima. É muito importante o investimento nessa área que tem uma representatividade enorme no município”, declarou o prefeito José Luiz Nanci.

Na programação do evento, houve a competição entre categorias por faixa etária e gêneros, inclusive duas lutas com atletas com deficiência, onde foi realizada uma demonstração com os próprios graduandos, visando representar a inclusão social.

O presidente do projeto Esporte e Vida, Roberto Gomes, explicou a importância de um evento desse nível. “Esse torneio teve um caráter social. Participaram atletas de vários projetos sociais, com o intuito de fazer um torneio de inclusão, uma vez que muita gente não consegue levar os atletas em projetos pagos. Logo, fizemos um evento grande, com arbitragem, painel eletrônico, área de segurança, tudo com uma comissão profissional de alto nível. Nosso objetivo foi acolher competidores de todos os projetos sociais da cidade e, através do esporte, ampliar a expectativa dos jovens gonçalenses. Recebemos muitos elogios pela organização do evento e a partir de agora estamos garantidos em todos os calendários do mês de aniversário do município”, informa.

O festival foi dividido em atletas entre 4 e 9 anos, onde todos ganharam medalhas de participação, e a partir dos 9 anos ocorreram as disputas. Um dos destaques do dia foi a premiação de duas lutadoras da categoria feminina por melhor desempenho no torneio. Das 150 mulheres participantes, foram a Laila e a Andressa que levaram um troféu para casa.

Ao final, a classificação geral por equipe ficou: 1º lugar – Icon Teen Jiu-jitsu; 2º lugar – Leste Clube; 3º lugar – GFTeam; e 4º lugar – Condor. O projeto social de jiu-jitsu promovido pela Guarda Municipal no Residencial Venda da Cruz também teve destaque e conquistou 24 medalhas.

O evento contou com a participação, além do prefeito José Luiz Nanci, do vereador Bruno Porto, que faz parte da Comissão de Esporte da Cidade; do subsecretário municipal de Esporte e Lazer, José Antonio Machado, e outras autoridades e representantes competentes de instituições e academias do setor de esporte e Jiu-jitsu.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Luiz Carvalho
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content