Meio Ambiente e Transportes
Operação Tolerância Zero contra motos barulhentas realiza mais de 850 abordagens em uma semana
04/09/2025
Principal objetivo da operação é combater a poluição sonora causada por motocicletas
A Operação Tolerância Zero, executada por agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo desde abril, realizou mais de 1.700 abordagens a motos barulhentas durante o mês de agosto. O principal objetivo é combater a poluição sonora causada por motocicletas com escapamentos irregulares, com descargas adulteradas, ou veículos sem placa.
As ações acontecem de forma rotineira no município, diversas vezes por semana, em horários distintos. Durante a operação, os agentes utilizam um decibelímetro para verificar se os escapamentos das motos estão dentro dos padrões permitidos por lei.
Em agosto, foram realizadas 1.777 abordagens a motocicletas, com a emissão de 158 autos de infração e 46 veículos removidos para o Pátio Municipal, por estarem sem placa, terem sido reprovados no teste com o decibelímetro ou por tentativa de evasão por seus condutores. Em agosto, as ações aconteceram nos bairros Porto da Pedra, Alcântara, Galo Branco, Boa Vista, Neves, Centro, Gradim, Zé Garoto e Covanca.
“A Operação Tolerância Zero está, de fato, coibindo a ação de pessoas que pilotam motos com escapamentos irregulares, que causam poluição sonora. Isso é comprovado pelos nossos números. Em agosto, fizemos quase 2 mil abordagens em dias e horários distintos e menos de 50 motos foram removidas para o Pátio Municipal. No início, esse número era bem maior. Ou seja, nosso objetivo está sendo alcançado”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos.
A ação, que acontece por todo o município, conta com o apoio de agentes do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados