Início > Saúde > Teste do Pezinho passa a diagnosticar 54 doenças

Teste do Pezinho passa a diagnosticar 54 doenças

Publicado em:  09/09/2023

São Gonçalo oferece exame em oito unidades de saúde

As mamães de São Gonçalo já podem contar com a ampliação do exame da Triagem Neonatal para os seus bebês. O popular Teste do Pezinho, que diagnosticava sete doenças, passou para o rastreio de 54 – um verdadeiro ganho para todos. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo disponibiliza o teste em oito locais na cidade – cinco polos sanitários e três clínicas municipais – em dias e horários alternados.

A ampliação obedece a Lei Federal 14.154, de 26 de maio de 2021, que alterou a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para aperfeiçoar o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) com a implantação de uma lista mínima de doenças que podem ser rastreadas pelos testes de triagem neonatal biológica.

Obrigatório no Brasil desde 1992, o Teste do Pezinho é um dos primeiros exames da vida de um bebê e um dos mais importantes. A Triagem Neonatal deve ser realizada até o 28º dia de vida do recém-nascido, mas preferencialmente entre o terceiro e quinto dia de vida. O exame de prevenção é importante para detectar distúrbios, deficiências e doenças em fase pré-sintomática. Assim, o tratamento pode ser iniciado o quanto antes, minimizando os danos à saúde da criança.

“A inclusão de mais 47 doenças no Teste do Pezinho é um avanço não só para a saúde dos bebês de São Gonçalo, mas para a saúde como um todo. Tratar os bebês precocemente impede que eles tenham complicações mais severas no futuro. As doenças diagnosticadas podem ocorrer em qualquer criança, mesmo que ela pareça estar saudável. Por isso, é de extrema importância a realização do teste”, explicou a coordenadora do Programa Integral de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde, Raquel Vieira.

Para realizar o exame, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento do bebê, comprovante de residência, documento do responsável, cartão de vacina e cartão do SUS da criança. Os resultados ficam prontos em sete dias após a entrega da unidade de saúde ao laboratório e estão disponíveis na internet através do site www.saude.rj.gov.br/testedopezinho. Dúvidas podem ser tiradas através dos telefones (21) 3500-8483 e (21) 97326-3637.

Locais de exames:

Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto