Início > Esporte e Lazer > Taça das Comunidades tem abertura oficial e sorteio de chaves

Taça das Comunidades tem abertura oficial e sorteio de chaves

Publicado em:  24/03/2023

Torneio de futebol society tem início no dia 2 de abril.

Foi dada a largada, nesta quinta-feira (23), para o início da Taça das Comunidades de São Gonçalo de Futebol Society, torneio promovido pela Prefeitura de São Gonçalo, coordenado e organizado pela Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faesg) e pela Secretaria de Esporte e Lazer. O evento de abertura oficial do torneio, com sorteio das chaves, foi realizado no Teatro Municipal de São Gonçalo.

O torneio tem como finalidade promover a harmonia entre as comunidades da cidade por meio de sua população, fomentando a cultura de paz, a valorização do cidadão, educação através do desporto, o espírito de equipe e a promoção da autoestima nos bairros gonçalenses, despertando no cidadão a consciência do seu papel comunitário.

“As pessoas só viam São Gonçalo quando chegava próximo de eleição. Então a gente tem que mostrar a grandiosidade desta cidade. É o que o secretário Bruno Porto, logo que assumiu a Secretaria de Esportes, está fazendo, com a Taça das Comunidades. Tenho certeza de que nós vamos revelar inúmeros atletas, porque São Gonçalo é um celeiro de jogadores. O que falta é termos mecanismos para revelar esses atletas e esse mecanismo está sendo criado agora pelo secretário de Esportes”, disse o prefeito Capitão Nelson.

A importância da competição para a cidade foi destacada na abertura do evento.

“ Para mim é uma grande honra estar neste momento à frente da Faesg, fazendo o lançamento de um projeto tão importante para nossa cidade, um projeto totalmente idealizado pelo prefeito Capitão Nelson. Desde o período de campanha ele vinha falando da importância de termos um campeonato para reunir as comunidades e bairros da nossa cidade. O prefeito sempre teve preocupação com as questões do esporte e nos deu essa missão”, disse o secretário de Governo e presidente da pela Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faesg), Fábio Viana.

“ Hoje estamos concretizando uma determinação que o prefeito nos fez, para que criássemos o projeto. Agradeço a confiança no governo de todas as equipes que estão participando. Com certeza vai ser um dos melhores projetos que a secretaria tem executado”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Bruno Porto de Almeida, afirmando ainda que outros projetos esportivos estão por vir para São Gonçalo.

A necessidade de retomar o incentivo aos esportes em São Gonçalo também foi pontuada na abertura da competição.

“ O prefeito sempre falou que era necessário retomar os projetos esportivos na cidade. Isso se perdeu ao longo dos tempos e, agora, o Capitão Nelson dá esse pontapé para retomar o esporte na cidade”, disse o deputado estadual Douglas Ruas, que prestigiou a abertura do torneio.

Nesta primeira edição, haverá apenas a categoria adulto, mas a primeira edição da Taça das Comunidades servirá de parâmetro para que outras categorias sejam incluídas em edições futuras, como categoria feminina e também infantil.

O sorteio das chaves foi realizado pelo prefeito Capitão Nelson, o vice-prefeito Sérgio Gevú, o secretário de Governo , Fábio Viana, o secretário de Esportes, Bruno Porto de Almeida, e também vereadores da cidade que participaram da abertura do torneio.

Trinta e duas equipes e um sonho em comum: a Taça das Comunidades terá suas partidas disputadas no Salgueiro, Jardim Catarina, Porto do Rosa e Mutuá. A competição terá início no próximo domingo, dia 2 de abril, e os jogos serão realizados sempre aos fins de semana.

São oito chaves que ficaram dispostas da seguinte forma após os sorteios :

Chave A

Instituto Impacto F.C