A Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, através da Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, realizou, no dia 19/05, palestra sobre glaucoma com a médica Oftalmologista Luciana Barbosa. O evento aconteceu na Escola Municipal Pastor Ricardo Parise, no Jóquei, e teve como objetivo alertar os pais dos alunos da unidade sobre esta doença.
A palestra antecedeu às celebrações pelo Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, dia 26/05. Glaucoma é considerado a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e estima-se que, em 2020, terão 79,6 milhões de pessoas com a doença em todo planeta.
As informações passadas por Luciana foram sobre a importância do diagnóstico precoce e como o glaucoma pode ser identificado, já que é uma doença “silenciosa” e que atinge aos poucos, até o ponto de se tornar irreversível.
De acordo com a Subsecretária para Pessoas com Deficiência, Tânia Loyola, a iniciativa de levar esses debates às escolas é de trazer, para perto da subsecretaria, os casos em que as pessoas com deficiência têm mais problemas, como a falta de acesso a algum tratamento e até mesmo o desconhecimento de que pode, sim, procurar ajuda para iniciar um tratamento.
“A nossa subsecretaria trabalha em parceria com escolas do município e outras instituições. Em junho levaremos mais palestras para outras escolas e, assim, conseguiremos prestar um bom serviço aos que mais precisam de auxílio, como o acesso à informação sobre os temas mais desenvolvidos na pasta”, conclui Tânia.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados