Início > Desenvolvimento Social > SMDS realiza programação pelo mês da consciência negra

SMDS realiza programação pelo mês da consciência negra

Compartilhe isso:


Publicado em:  28/11/2017

No dia 20 de novembro foi comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra em todo país. No Brasil, segundo território no mundo com a maior concentração de população negra depois do continente africano, mais de 54% da população é negra, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como forma de dialogar sobre a resistência e celebrar o dia 20, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo realizou, na manhã desta terça-feira (28), atividades culturais e roda de conversa. A programação aconteceu na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no bairro Trindade.

Organizada pelo Núcleo de Formação e Comunicação Continuada (Nufocco), a programação contou com apresentação de dança e performance da Cia Resenha Teatral; contação de história com a pedagoga Danusa Tederich; roda de conversa sobre racismo e a implementação da lei 10.639, com o coordenador Municipal de Igualdade Racial, Herimar Santana; e o coletivo África em Nós, formado por jovens negros da cidade de São Gonçalo que promove a importância de uma educação antirracista por meio da educação popular. Além de oficina de turbante e estética negra.

“O racismo expresso em nosso dia a dia por ditados populares na sociedade nos provocam a pensar sobre como a visão do belo é esteriotipada pela mídia. Além da crueldade dos casos de agressões físicas e verbais aos quais negros e negras são vítimas. Percebemos as marcas sociais que muitas vezes afetam o nosso olhar a respeito do que tem sido construído historicamente em nosso país. Por isso precisamos, sim, continuar lutando juntos pelo fim do racismo e todo e qualquer preconceito”, disse o coordenador do Nufocco, Jacy Marques.

Neste ano o secretário Marlos Costa, com o objetivo de fazer com que a SMDS cumpra seu papel na garantia de direitos da população, ativou e deu posse ao Conselho Municipal dos Direitos do Negro e Promoção de Igualdade Racial e Étnica e reativou a Coordenadoria de Igualdade Racial.

“Para além de novembro, é importante pensar na luta e na importância da implementação de políticas públicas que garantam a reparação histórica que é de direito da população negra neste país. Em São Gonçalo temos avançado nesse debate e hoje é mais um momento importante para pensarmos e refletirmos sobre o quanto é necessário implementar políticas públicas efetivas, e investir na educação, que é a base de tudo, para construirmos dias melhores para o povo negro neste país”, disse o coordenador Herimar Santana.

Autor: Thayná Valente
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content