Início > Desenvolvimento Social > SMDS preenche mais 520 vagas em cursos profissionalizantes

SMDS preenche mais 520 vagas em cursos profissionalizantes

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/11/2017

Dois a cada três jovens planejam empreender nos próximos anos. Foi o que concluiu o estudo Jovens Empresários Empreendedores, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). E para isso, muitos têm buscado na qualificação profissional uma oportunidade. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, em parceria com a instituição Macadeski, deu início hoje (13) aos cursos que encaminharão mais 520 gonçalenses ao mercado de trabalho. Ao todo, são ofertados 12 qualificações gratuitas. A aula inaugural da inclusão produtiva aconteceu nesta segunda-feira e contou com a presença do secretário Marlos Costa e as equipes da SMDS.

A estudante Jéssica Otonni, de 22 anos, moradora do bairro Jardim Catarina, é uma dos tantos jovens empreendedores. Ela, que é maquiadora e designer de sobrancelhas, se inscreveu no curso de fotografia digital.

“Eu estou estudando para ingressar no curso de Publicidade, e pensei na fotografia como uma forma de ampliar minhas áreas de conhecimento, e me aprofundar. Acho essa iniciativa dos cursos muito importante, sobretudo para os lugares como onde eu moro, as regiões mais periféricas, para o jovem isso é fundamental. A gente sabe qual é a primeira alternativa para quem mora nessas áreas, então ter uma oportunidade de se qualificar e poder seguir outros caminhos é muito importante”, afirmou.

As capacitações são para os cursos de telemarketing, cabeleireiro/barbeiro, informática, designer gráfico , confeitaria e doces finos, corte e costura e pintura em tecido, depilação, profissional de beleza, recepcionista, fotografia digital, eletricista e cuidador de idosos.

As vagas foram abertas para os moradores das localidades dos CRAS Alcântara, Guaxindiba, Amendoeira, Marambaia, Maria Paula, Neves, Rio do Ouro, Porto do Rosa, Santa Luzia, Tribobó e Vista Alegre. Somadas as 600 vagas dos cursos que já estão acontecendo em oito CRAS, a SMDS está ofertando 1.120 oportunidades para ingresso no mercado de trabalho.

“Quanto governo, ficamos extremamente felizes em poder ofertar uma nova perspectiva e oportunidade a tantas pessoas. Quando começamos o nosso trabalho frente a SMDS, o prefeito José Luiz Nanci nos disse que a prioridade do governo dele seria acolher e investir na população gonçalense, sobretudo em iniciativas voltadas a geração de emprego e renda. É um ano difícil, temos um governo federal que infelizmente não tem um olhar voltado para a população que mais necessita, mas seguimos aqui resistindo, firmando parcerias e fazendo o melhor pela nossa cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content