Início > Desenvolvimento Social > SMDS, MPT e Viva Rio irão inaugurar Estação Futuro no Jardim Catarina

SMDS, MPT e Viva Rio irão inaugurar Estação Futuro no Jardim Catarina

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/03/2018

O bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, considerado o maior loteamento da América Latina, com mais de 200 mil habitantes, receberá a partir da próxima semana o projeto Estação Futuro Jardim Catarina, fruto da parceria entre Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo e a ONG Viva Rio. Pensado e estruturado como um centro educacional de criação de tecnologia e inovação, com base na cultura “maker” (“faça você mesmo”), o projeto vai oferecer oficinas gratuitas durante um ano. As atividades serão lançadas quarta-feira (21), às 14h.

O local tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias, diretrizes e ações, todas visando, inicialmente, a implementação de um centro de oportunidades para jovens, voltado para educação e cultura digital. A Estação Futuro foi construída em um espaço comum localizado no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do Jardim Catarina.

A ideia é propor novos modelos de educação que possam ser conectadas às oportunidades de trabalho, partindo dos conhecimentos de cada jovem participante. Assim, a iniciativa visa criar um legado de apoio aos jovens em situação de vulnerabilidade social, os ajudando nas conquistas futuras através de oportunidades efetivas de educação e trabalho. Também incentivando ações empreendedoras.
O projeto é dividido em quatro fases: Aceleração Escolar e preparação para o ENEM; Oficinas Tech regulares e avançadas; Programa de iniciação ao empreendedorismo e Programa impulsionando talentos; e Inclusão no programa Jovem Aprendiz.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, ressalta a importância do projeto na cidade.

“Estamos muito felizes em fazer parte desse novo momento de investimento em educação e tecnologia na cidade de São Gonçalo, junto ao Ministério Público do Trabalho e a ONG Viva Rio. O lema do nosso prefeito José Luiz Nanci é superar as adversidades e realizar as iniciativas. Para tanto, temos construído parcerias e concretizando ideias, acreditando nas pessoas e ajudando elas a investir nos seus sonhos e potenciais, com base nas inovações e nas profissões do futuro”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa.

Para a certificação da aceleração escolar, 100 Jovens na faixa etária entre 15 e 20 anos, que estejam fora da escola, ou inscritos em projetos de aceleração escolar na rede de ensino municipal de São Gonçalo, serão beneficiados.

Além dos jovens inscritos nas oficinas regulares dentro dos quatro módulos citados, os demais jovens da localidade também poderão participar das oficinas livres e gratuitas de tecnologia e empreendedorismo, que incluem Realidade Virtual, Vídeos 360 graus, Drones, Impressora 3D, Marcenaria, Arduino, Container Urban Farm, entre outros. As oficinas livres acontecerão de segunda a sexta-feira, em diferentes horários, sob a expectativa de atender, aproximadamente, 600 jovens por mês.

Os jovens que tiverem interesse em participar do projeto, inteiramente gratuito, devem procurar a sede do projeto de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h, munidos de documentação pessoal (RG e CPF) para efetuar sua inscrição.

Serviço: Estação do Futuro- Rua Leão Gambeta, 533- Jardim Catarina, São Gonçalo.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content