Início > Desenvolvimento Social > SMDS e Macadeski formam 480 gonçalenses em cursos profissionalizantes

SMDS e Macadeski formam 480 gonçalenses em cursos profissionalizantes

Publicado em:  16/04/2019

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo no Brasil. Para conquistar um espaço ou se recolocar é importante se aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos. Com o objetivo de promover a inclusão social, a Associação Assistencial Educacional Macadeski, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos para a população de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nesta terça-feira (16), no clube Tamoio, na Brasilândia, a cerimônia de entrega de certificado para 480 profissionais, além de receber os 600 novos alunos para as turmas do próximo semestre.

As capacitações são para os cursos de cabeleireiro/barbeiro, informática, designer gráfico, fotografia digital, corte e costura, eletricista, depilação, manicure, maquiagem e cuidador de idosos.

Ruy Sérgio Carvalho, 60 anos, concluiu o curso de eletricista. Realizado com o diploma em mãos, o morador da Trindade quer continuar ampliando seus conhecimentos. “Esses cursos são excelentes para quem está desempregado. O diploma facilita na hora de procurar emprego. Quero fazer outros cursos na instituição”, afirmou.

Já Vanessa Martins, de 24 anos, será aluna da nova turma de depilação. Desempregada, ela quase desistiu de fazer a capacitação.
“Como não estou trabalhando, eu quase desisti porque não iria ter condições de comprar o material para usar durante o curso. Mas a direção da Macadeski me pediu para continuar porque eles vão me auxiliar com o que for preciso”, explicou a moradora de Nova Cidade.

A subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa Com Deficiência, Tânia Loyola, falou sobre a importância da parceria da Macadeski com a prefeitura para a população.

“A gestão pública junto à sociedade civil consegue capacitar novos cidadãos para incluir no mercado de trabalho. O número de pessoas desempregadas nos dias atuais é muito grande e se elas não se capacitarem, não vão conseguir chegar ao mercado de trabalho. A prioridade do nosso governo é acolher e investir na nossa população”, disse Tânia Loyola.

Léa Pereira de Lima, presidente da instituição, destacou a emoção de entregar os diplomas para os formandos.

“É o dia mais importante de todo esse ciclo que se renova a cada seis meses. É muito emocionante depois de um tempo ver nossos alunos se destacando no mercado de trabalho ou com suas próprias empresas. E o dia do formatura também representa uma prestação de contas para o município, para que as autoridades possam participar e ver que o nosso trabalho é sério”, ressaltou Léa.

“Em 12 anos foram 12 mil formandos. Nosso trabalho é em prol do desenvolvimento social e econômico do município”, completou o presidente, Bebeto Soares.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Jonas Guimarães