Início > Desenvolvimento Social > SMDS e Educação unem forças para combater evasão escolar

SMDS e Educação unem forças para combater evasão escolar

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/06/2017

Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no Brasil. É o que indica um estudo realizado pela Fundação Abrinq, que constatou que a região sudeste é um dos locais onde a prática é mais comum. O trabalho infantil, além de crime, é um dos indicadores responsáveis pela evasão escolar em todo país. E a cidade de São Gonçalo não está fora dessa estatística. Pensando em combater essa realidade, o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, e o secretário de Educação, Diego São Paio, se reuniram para planejar ações conjuntas das secretarias.

“Esse encontro é de extrema importância e já saímos daqui pensando nos próximos. A orientação do prefeito é que as secretarias trabalhem de maneira integrada, para que possamos unir esforços para solucionar os problemas da população gonçalense. Nós estamos formalizando um termo de cooperação entre as duas secretarias e vamos trabalhar no combate à evasão escolar e ao trabalho infantil, que infelizmente ainda são realidades das nossas crianças e adolescentes. Dessa maneira temos a possibilidade de levar um serviço público mais eficiente e comprometido com o povo”, disse o secretário Marlos Costa.

No Brasil, o trabalho infantil é proibido para menores de 14 anos. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, aqueles com 14 ou 15 anos só podem trabalhar na condição de aprendiz. Já aos jovens de 16 e 17 anos é liberado o trabalho desde que não comprometa a atividade escolar.

Atualmente a rede municipal possui 44 mil estudantes, e de acordo com o secretário de Educação, Diego São Paio, é possível ampliar esse número por meio de um trabalho conjunto das secretarias enxergando a criança e o adolescente na sua totalidade, com diferentes necessidades e potencialidades.

“A proposta é criar uma sinergia da Educação com o Desenvolvimento Social para de fato trazer resultados para a cidade, só assim vamos modificar a nossa sociedade, que necessita quebrar paradigmas e repensar uma educação de qualidade. Pensar e tratar o ser humano como um todo, de forma abrangente. Então estamos falando de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico abraçando todos esses temas”, afirma Diego.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content