Início > Desenvolvimento Social > SMDS apresenta nova Coordenadoria de Juventudes de São Gonçalo

SMDS apresenta nova Coordenadoria de Juventudes de São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/10/2017

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu o primeiro encontro aberto para apresentar a nova Coordenadoria de Juventude de São Gonçalo. A programação contou com jovens de diferentes bairros do município, ampliando suas ações para traçar políticas públicas e novos programas voltados ao atendimento efetivo à juventude da cidade. Coletivos, lideranças comunitárias e estudantes participaram do debate, que teve como objetivo apresentar as novas propostas de aproximar jovens e adolescentes dos seus direitos.

São Gonçalo é o segundo município do Estado do Rio de Janeiro com o maior número de jovens, diante desses dados a Coordenadoria de Juventude busca abrir canais de informação e comunicação com parcerias para novas oportunidades de inclusão social, capacitação no mercado de trabalho e empreendedorismo.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, falou sobre a importância do diálogo com a juventude para elaboração de políticas públicas.

“Conversei com o prefeito José Luiz Nanci sobre a importância de um canal que dê voz à juventude Gonçalense, e ele nos deu total apoio à iniciativa. Temos a meta de reorganizar o Conselho Municipal de Juventude e buscar políticas públicas que sejam adequadas e necessárias à juventude da nossa cidade”, disse.

O coordenador de Juventudes, Pedro Rebelo, destaca a necessidade de ouvir novas ideias do público jovem.

“Queremos promover um espaço de integração, conhecimento e formulação de novas políticas públicas voltadas para as diversas ações sociais locais que já acontecem na cidade. O principal objetivo do encontro é apresentar os projetos já existentes e ouvir novas ideias, para que eles conquistem a identidade de uma juventude mais presente, participativa e igualitária”, afirmou.

A coordenadoria irá atuar em cinco frentes de trabalho: 1- Implementação do ID Jovem: O benefício do Governo Federal concede a jovens de baixa renda, a meia entrada em eventos culturais, isenção no ENEM e em concursos públicos, além da gratuidade em viagens de ônibus interestaduais. O programa chegará a mais de 50 mil jovens gonçalenses que se enquadram no perfil de renda e poderão recebê-lo a partir da inscrição no Cadastro único (Cadúnico) realizada nos CRAS; 2- A reativação do Conselho Municipal de Juventude, que irá pensar e propor políticas públicas voltadas para a juventude; 3- Passa a Visão: proposta que visa levar rodas de conversa e debates públicos com a juventude para diferentes bairros e espaços; 4- Estação Jardim Catarina: O Projeto Estação Futuro consiste na criação de centros de educação e cultura digital, com atividades permanentes e oficinas livres de empreendedorismo, que serão implementadas em breve; e 5- Projeto Botando a Banca: focado na capacitação e no empreendedorismo da juventude gonçalense.

Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content