Início > Outros > SG se prepara para celebração de Corpus Christi

SG se prepara para celebração de Corpus Christi

Publicado em:  13/06/2019

Mais de 50 mil fiéis são esperados para as comemorações de Corpus Christi, que começa na próxima segunda-feira (17), às 19h, em São Gonçalo, com a missa da entrega, que marca o preparo espiritual dos fiéis para o trabalho de confecção dos tapetes de sal, que será na quarta-feira (19/06), às 19h. A comemoração é tradicional na cidade e os tapetes artísticos confeccionados são considerados os maiores da América Latina em extensão, somando aproximadamente 1,5 km.

“Além de ser Patrimônio Cultural e Religioso da cidade, é uma grande demonstração de fé do povo católico. Conheço pessoas que vem de outros municípios acompanhar as festividades, por ser nacionalmente conhecida”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

Segundo o padre André Siqueira, para confeccionar os quadros serão gastos mais de 60 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e mais de 200 sacos de 100 litros de serragem. Neste ano serão produzidos 240 tapetes na Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro. Entre os principais temas escolhidos para a confecção dos 240 tapetes, estão: “Fraternidade e Políticas Públicas”, “Eucaristia”, “Padroeiros” e “440 anos de São Gonçalo”. Porém, a população poderá conferir também temas como “Família”, “Obras de Misericórdia”, “Sínodo da Amazônia” e “Nova Catedral São João Batista”. Além das 27 paróquias, alunos de algumas escolas da rede municipal de ensino irão confeccionar cinco tapetes, são elas: E.M Ernani Faria, E.M Valeria de Mattos Fontes, Ciep Municipalizado Anita Garibaldi, E.M Leonor Corrêa e E.M Amaral Peixoto.

Na terça-feira, pelo terceiro ano consecutivo, a Orquestra Municipal de São Gonçalo participará da solenidade de Corpus Christi, em parceria com a Igreja Matriz de São Gonçalo, no dia 18 de junho, a partir das 20h na Igreja Matriz. A Orquestra Municipal, regida pelo maestro Gerly Sueth e com os auxiliares maestros Gustavo Fernandes e Leandro Campanati, é composta de vinte e quatro músicos efetivos e para este concerto contará com cinco músicos convidados. Sabendo da importância da data comemorativa, que é Corpus Christi para o município, a Orquestra desenvolveu uma seleção de músicas sacras para abrilhantar a data tão especial. As Celebrações Eucarísticas de Corpus Christi serão finalizadas na quinta-feira (20), com missa seguida de procissão, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, às 8h.

“Corpus Christi é um momento de muita integração. As secretarias trabalham unidas pelo sucesso do evento, como é o caso da integração entre as pastas de Turismo e Cultura, Transportes, Saúde, Infraestrutura, Limpeza Urbana e Educação. Além do caráter cultural e religioso, as comemorações de Corpus Christi tem um caráter turístico para São Gonçalo. Muitas pessoas, de vários lugares, vêm a São Gonçalo para participar da missa e ver os tapetes artísticos, o maior da América Latina”, declara o secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney.

A segurança pública será feita por cerca de 120 agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal, em carros, motos e a pé. A Defesa Civil e a Cruz Vermelha darão apoio com aproximadamente 300 voluntários. A Secretaria de Saúde montará posto de atendimento junto à Igreja Matriz e ambulâncias baseadas ao longo de todo o percurso. O Pronto Socorro de São Gonçalo será a unidade de urgência e emergência para possíveis intercorrências mais graves.

Segunda-feira(17), às 19h – Missa da entrega na Igreja Matriz de São Gonçalo

Terça-feira (18), às 20h – Concerto de Corpus Christi com a Orquestra Municipal na Igreja Matriz de São Gonçalo

Quarta-feira(19), às 19h – Início da confecção dos tapetes de sal

Quinta-feira(20), às 8h – Missa campal seguida de procissão