Início > Saúde > SG renova contrato com instituto que administra o Pronto Socorro

SG renova contrato com instituto que administra o Pronto Socorro

Publicado em:  23/05/2019

Por estar cumprindo as metas estabelecidas no edital de licitação que ganhou há um ano, a Fundação de Saúde de São Gonçalo acaba de renovar o contrato de prestação de serviços com o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Social, da Saúde e Profissional (Idesp) que administra o pronto socorro central, localizado no bairro do Zé Garoto. Nos últimos 12 meses, o Idesp realizou cerca de 200 mil atendimentos, 500 cirurgias pediátricas e 300 de urgência e emergência, 64 mil raio x, 34 mil tomografias, eletrocardiogramas e endoscopias e 320 mil exames de sangue, urina e fezes.

Com a missão de oferecer um atendimento mais rápido, eficiente e humanizado à população, o Idesp mudou a cara do pronto socorro logo nos primeiros meses de administração. Um cronograma de trabalho foi estabelecido junto a secretaria municipal de Saúde e as ações foram sendo realizadas diariamente. Na área de infraestrutura, por exemplo, foram realizadas na unidade obras de reforma nas enfermarias de clínica médica, ortopedia, coronariana e de curta permanência; construção de uma nova capela mortuária e de uma área de convivência; conserto do elevador; construção de três consultórios médicos e de outros três para classificação de risco; intervenção no setor de raio x, com remodelação total do setor; higienização das caixas de água e cisterna; higienização semanal de toda área interna e externa da unidade; instalação de novos bebedouros e extintores de incêndio; e manutenção corretiva em toda as redes elétrica, hidráulica e de oxigênio.

Nas áreas administrativa e funcional, o Idesp fez a contratação de pessoal administrativo e da enfermagem através de regime CLT (carteira assinada) e PJ para os médicos; mantém mensalmente abastecidos com insumos e medicamentos o almoxarifado e a farmácia; adquiriu novas camas, biombos, raio x portátil, rouparia, ambulância, material cirúrgico; e equipamentos para a enfermaria coronariana.

Neste momento, o Idesp está concluindo as obras de uma terceira sala no centro cirúrgico, com novo sistema de iluminação, correção nas redes elétrica e de oxigênio e pintura e piso especiais para os procedimentos médicos. A unidade também está recebendo um novo setor de rouparia, no terceiro andar. O local armazenará toda a roupa de cama utilizada pelos pacientes internados e peças usadas por médicos e enfermeiros nas principais intercorrências de emergência.

De janeiro deste ano até a última segunda-feira (13), o pronto socorro recebeu 56 pessoas baleadas e cerca de 300 pacientes vítimas de acidente de trânsito ou doméstico, que precisaram ou ainda aguardam por um procedimento cirúrgico. A criação de uma terceira sala cirúrgica, segundo os médicos, irá agilizar os procedimentos. “Nós temos hoje duas salas e, além das cirurgias de urgência e emergência, fazemos as eletivas (agendadas). O pronto socorro hoje conta com uma equipe completa e totalmente qualificada e este novo espaço irá agilizar o atendimento significativamente”, garantiram.

Os pacientes que buscam atendimento hoje no pronto socorro de São Gonçalo garantem que o local está com um atendimento muito melhor e organizado. “Você nota a diferença logo que chega, quando você faz a ficha e um enfermeiro verifica a sua pressão e sua taxa de glicose. Em seguida ele te encaminha para o atendimento médico. Fiquei impressionado com o setor de raio x. Era uma sala escura, com cheiro de esgoto e todo mundo ficava em pé, em um canto da parede. O local hoje está totalmente mudado, iluminado, com cadeiras, mesa de atendimento e o mais importante: com os aparelhos funcionando”, garantiu o pedreiro Jorge Ricardo de Oliveira, de 53 anos, que buscou atendimento na unidade após um acidente de trabalho.

O pronto socorro também recebe muitos elogios dos pacientes internados na nova enfermaria coronariana. O espaço foi totalmente reformado, com manutenção nas redes elétrica, de oxigênio e de refrigeração e pintura. Os leitos receberam novos colchões e roupa de cama e o setor modernos equipamentos, ar condicionado, televisão e banheiro. “Nem acreditei quando fui internada aqui após um problema do coração. Tudo muito limpo, organizado, comida boa e o atendimento dos médicos e enfermeiros nota 10. Quem falar mal do atendimento daqui está mentindo”, reagiu a costureira Nilce de Souza Dias, de 58 anos.

O pronto socorro conta hoje com 220 médicos, entre clínicos, ortopedistas, cirurgiões, intensivistas, anestesistas, dentistas, cardiologistas, além de assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos. A unidade é a única de urgência e emergência de São Gonçalo que funciona no regime “porta aberta”. Além dos pacientes de São Gonçalo, o pronto socorro atende muitos moradores de Itaboraí e Maricá.

Toda as ações e investimentos feitos pelo Idesp são apresentados periodicamente ao Conselho Municipal de Saúde, que faz vistoria na unidade mensalmente, assim como vereadores que integram a Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Estas ações também são fiscalizadas pelo Ministério Público. O Instituto irá receber agora cerca de R$3, 5 milhões mensais para administrar a unidade .. O repasse é investido no pagamento de pessoal, compra de remédios, insumos e material para cirurgias, alimentação dos funcionários, pacientes e acompanhantes, contratação de empresa de limpeza, manutenção e laboratórios e para a realização de obras que melhorem o atendimento à população.