Início > Saúde > SG recebe três novas ambulâncias para reforçar o SAMU

SG recebe três novas ambulâncias para reforçar o SAMU

Publicado em:  02/07/2019

A Prefeitura de São Gonçalo recebeu três novas ambulâncias para compor a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município. Com a ampliação, o serviço passa a contar com onze ambulâncias em atuação, um recorde no município.

“A aquisição das ambulâncias faz parte de uma série de solicitações feitas em uma de nossas idas a Brasília. Estamos muito felizes com mais esse reforço, que servirá para melhorar o atendimento e ampliar a assistência em saúde”, comemora o prefeito José Luiz Nanci.

As viaturas são de suporte avançado e básico e estão equipadas com GPS, maca, pranchas, cadeira de rodas, aspirador de secreção, sistema fixo de oxigênio e ar comprimido. Das três unidades, duas são de suporte avançado e contam ainda com ventilador artificial e monitor cardioversor.

“Iremos ampliar nossa cobertura de atuação, com uma base descentralizada em Vista Alegre. Temos funcionários altamente capacitados tripulando nossas viaturas. Profissionais que passam por um controle rígido e diversos cursos de aperfeiçoamento. Nós trabalhamos com um serviço essencial à população e fazemos do modo mais correto possível, atendendo aos que precisam de maneira humanizada e colocando a vida sempre como prioridade”, declara Ariel Hayasaki, coordenador do SAMU em São Gonçalo.

Apenas em 2018 foram realizados 7000 atendimentos, e de janeiro a abril de 2019 foram 2400. Entre os serviços mais realizados estão os psiquiátricos, acidentes de poli-traumatizados, TIH (transferência intra-hospitalar), emergências clínicas, atendimentos de gestantes e atestados de óbitos.

Os veículos já se encontram em nosso município, aguardando apenas o emplacamento para entrarem em circulação.

A Base descentralizada do SAMU em São Gonçalo atende a população exclusivamente pelo telefone 192, durante 24 horas. O serviço funciona por meio de prestação, orientações e do envio de veículos com equipe capacitada acionada por uma Central de Regulação de Urgência.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Lucas Alvarenga