Início > Uncategorized > Sesc Verão tem reciclagem e ações contínuas da Secretaria de Conservação

Sesc Verão tem reciclagem e ações contínuas da Secretaria de Conservação

Publicado em:  04/02/2023

Equipe da Prefeitura atua em todos os dias de evento, na Arena São Gonçalo

A organização de um grande evento como o Sesc Verão, realizado em três finais de semana consecutivos (28 e 29 de janeiro , 4,5 e 11 e 12 de fevereiro), demanda planejamento e ações para possibilitar que tudo ocorra da melhor forma. De forma sustentável e ecológica, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Conservação, assumiu grandes desafios para que os milhares de visitantes que passam pela Arena São Gonçalo encontrem um local limpo e organizado.

“Os trabalhos de preparação da Arena São Gonçalo tiveram início bem antes da realização do Sesc Verão. Há três semanas antes do início do evento, a Secretaria de Conservação de São Gonçalo iniciou os trabalhos no local, com serviços de terraplanagem, preparação dos muros externos para a pintura e grafite; o terreno foi completamente roçado e contou com uma limpeza minuciosa, a fim de que nenhum resíduo ou objetos cortantes, como garrafas de vidro, provocasse acidentes e ferimentos em quem circula pela arena”, disse o secretário de Conservação , Edson Leal.

Para encarar o calor da Arena São Gonçalo, a parte do funcionamento dos chuveirões e do abastecimento dos ventiladores com borrifadores também é feita pelos servidores da Secretaria de Conservação.

Uma equipe composta por 35 servidores da Conservação atua em cada dia de evento, realizando continuamente a limpeza da arena, recolhendo o lixo produzido pelos visitantes e também realizando a irrigação da arena e da quadra de areia durante as práticas esportivas de futebol e treinamento funcional. O trabalho é realizado das 10h às 23h, em todos os dias de evento.

Reciclagem – Para dar um destino ecologicamente correto aos materiais recicláveis recolhidos nas lixeiras, sete catadores de materiais de uma cooperativa que trabalha com reciclagem de resíduos foram autorizados pela Prefeitura a atuar no local, uma iniciativa indispensável em tempos de recursos naturais escassos e também uma forma de garantir o sustento dos trabalhadores e suas famílias. Todo o papelão, plástico e metal que é descartado nos dias de Sesc Verão é coletado pela cooperativa.

“ Essa foi uma sugestão da Prefeitura junto ao Sesc, uma solução correta para que esses resíduos sejam reaproveitados. Em eventos grandes como este, com uma média diária de 15 mil pessoas, precisamos dar um destino correto a esses resíduos que serão produzidos aqui na arena”, complementou Edson.