Início > Educação > Servidores da Educação fazem curso de primeiros socorros

Servidores da Educação fazem curso de primeiros socorros

Publicado em:  26/08/2022

Capacitação vai beneficiar profissionais da rede de São Gonçalo

A Secretaria de Educação de São Gonçalo iniciou, nesta sexta-feira (26), o curso “Capacitação em Primeiros Socorros Escolares” para cuidadores de alunos e funcionários efetivos de todas as escolas do município, em parceria com a Faculdade Lusófona, no Paraíso. O curso acontece em virtude da Lei Federal Nº 13.722, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado de educação básica.

“É primordial que os funcionários das escolas saibam como agir em momentos de emergência. A secretaria firmou esta parceria para promover este curso, para que nenhuma escola fique desassistida, cumprindo a lei. O bem-estar dos nossos alunos é prioridade”, entende o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Representando a Faculdade Lusófona, a diretora acadêmica Ana El Achkar enxerga a importância deste tipo de formação. Ela acredita que é necessário que a rede municipal esteja preparada para lidar com as adversidades de forma correta, preservando os alunos.

“Esta capacitação está sendo oferecida pela instituição por conta da demanda que percebemos dos profissionais da educação, principalmente cuidadores de alunos, de terem o conhecimento de primeiros socorros. Eu tenho 36 anos de magistério e vejo agora pulsar, cada vez mais, a necessidade deste conhecimento nas escolas e creches”, disse a diretora.

A cuidadora de aluno Regina Oliveira, da Umei George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, prestou atenção em cada detalhe da primeira aula. Ela ressaltou a gravidade que os acidentes podem ter caso a criança não seja socorrida no momento certo.

“Nós sabemos que crianças são muito agitadas e temos sempre que ficar atentos. Em uma hora dessas, é muito difícil ter uma pessoa capacitada para socorrer a criança. Agora, caso aconteça algum acidente eu já estou preparada para prestar os primeiros socorros”, explicou a cuidadora.

A formação segue nos dias 2, 9 e 17 de setembro, em três turnos, para facilitar o comparecimento dos funcionários.

Foto: Julio Diniz