Início > Saúde > Serviços de saúde e beleza no Dia Internacional da Mulher

Serviços de saúde e beleza no Dia Internacional da Mulher

Publicado em:  08/03/2024

Sexta-feira dedicada a pacientes da rede municipal de São Gonçalo

O Dia Internacional da Mulher foi especial para pacientes e usuárias de vários equipamentos da rede municipal da Saúde de São Gonçalo, entre os quais o Espaço Rosa, no Zé Garoto; o Espaço Saúde Não Pode Esperar, no Shopping São Gonçalo; a Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho e sede da Secretaria de Saúde. As três unidades de saúde ofereceram palestras motivacionais e serviços de saúde e beleza para as mulheres durante a manhã. Na secretaria, as funcionárias assistiram palestra sobre cuidados e saúde da mulher. O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, prestigiou as atividades da clínica e da secretaria.

“O Dia da Mulher é sempre especial. Mas não é só nesse dia que damos valor às gonçalenses. Elas são cuidadas por nós todos os dias do ano em todas as áreas, seja com obras de infraestrutura e iluminação de LED para melhorar a sua chegada em casa ou com oferta de boas escolas e creches para os seus filhos. Na área da saúde, elas tiveram um grande avanço no meu governo. E vamos  sempre trabalhar para melhorar cada vez mais. Disponibilizamos consultas, exames e cirurgias para a manutenção e prevenção da saúde da mulher em várias unidades de saúde”, disse Capitão Nelson.

As pacientes que estavam na sala de espera do Espaço Rosa contaram com palestras motivacionais com palavras de incentivo para a mulher ter autoestima e amor próprio, mesmo diante das dificuldades da vida ou de um diagnóstico de alguma doença. Uma policial militar do 7º BPM (São Gonçalo) aproveitou a oportunidade para esclarecer onde procurar ajuda nos casos de violência doméstica e distribuiu panfletos. E contadoras de histórias finalizaram com apresentação e canto sobre o valor da mulher.

Na área externa, as mulheres contaram com teste rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): Aids, hepatites e sífilis; medição de glicose e pressão arterial; manicure; maquiagem; avaliação visual com encaminhamento para exames; massagem e distribuição de brindes. Na Clínica do Barro Vermelho, foram oferecidos serviços de maquiagem, manicure, corte de cabelo, massagem corporal, cuidados com a sobrancelha, limpeza de pele, apresentação de voz e violão e distribuição de brindes para os pacientes.

No Espaço Saúde Não Pode Esperar, as mulheres assistiram palestra sobre promoção e prevenção para a saúde da mulher, participaram de roda de conversa e realizaram dinâmica de grupo. Ainda foram oferecidos atendimentos com orientação nutricional e psicológica e serviços de quiropraxia, acupuntura, ventosaterapia, vacinação, verificação de pressão arterial e glicose e testes rápidos de ISTs.

Foto: Renan Otto