Ordem Pública
Jardim Alcântara vai receber mais uma etapa de obras de revitalização
25/04/2025
Em três meses de atuação foram realizados 116 atendimentos
A Operação São Gonçalo Presente, ligada à Secretaria de Ordem Pública, já realizou 116 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Operação conta com o apoio do Serviço Social, que tem como objetivo viabilizar o acesso aos direitos e devolver a cidadania de pessoas em vulnerabilidade.
O serviço, que fica situado na base do São Gonçalo Presente, atua em conjunto com agentes do programa, em operações estratégicas em pontos centrais comerciais e de grande movimentação. Conta com o auxílio de profissionais da assistência social, que realizam o processo de abordagens para que essas pessoas possam ser reinseridas na sociedade.
Com o apoio das assistentes sociais do programa, através de entrevistas são disponibilizados alguns serviços para a população em vulnerabilidade, como acesso à documentação, reinserção familiar e ao mercado de trabalho, retorno à cidade natal, encaminhamentos para abrigos e centros de recuperação.
Entre as ferramentas utilizadas para encontrar parentes, são feitas pesquisas pela internet e acompanhamento por aplicativo de mensagens. Além disso, os profissionais oferecem um atendimento humanizado a esta população.
Para o secretário da Ordem Pública, Major David Ricardo, o trabalho da assistência é essencial para a recuperação da cidadania de pessoas que se encontram em fragilidade social.
“O maior intuito desse serviço é demonstrar que ainda existe um futuro para aqueles que não tinham nenhuma perspectiva. A Operação São Gonçalo Presente acredita no serviço público de qualidade, não selecionando aqueles que devem ser atendidos, mas proporcionado atendimento para as pessoas que precisam”, disse o Major.
A base da Operação fica instalada na sede da Secretaria de Ordem Pública, na Avenida Presidente Kennedy, nº 765, no bairro Estrela do Norte.
Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados