Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Celebração foi para crianças acolhidas pelo programa em São Gonçalo
A Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo, através do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF), realizou uma celebração em alusão ao 12 de Outubro para as crianças de famílias acolhedoras, nesta quarta-feira (27), no Abrigo do Marinheiro, na Ilha das Flores. As crianças puderam brincar no parquinho, na piscina e no salão de festa, e também conheceram o museu e o mirante que integram o local.
“É a rede de serviço que vai fazer a transformação na vida das pessoas da nossa cidade. Aqueles que compõem essas famílias acolhedoras devem receber todas as homenagens possíveis, pois sem elas o serviço não funcionaria com a excelência e com o título de referência no Brasil. São famílias que abrem as portas de suas casas e dão amor e educação para crianças que, em algum momento, regressarão para sua família de origem ou serão adotadas”, declarou o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.
O Serviço de Acolhimento Familiar é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança acolhida e as famílias de origem, com uma equipe formada por assistente social, psicólogas e educadores sociais. A proposta é acolher e tornar novamente possível a convivência familiar e comunitária.
“Há alguns meses, tive o prazer de acompanhar a reestruturação do programa, mas ainda não tinha tido oportunidade de conhecer essas famílias que integram o serviço. São pessoas que têm um papel muito importante no nosso município, que desenvolvem um trabalho diferenciado com crianças em situação de vulnerabilidade que precisam de afeto e carinho. É gratificante ver a transformação na vida dessas crianças e tenho certeza que a Secretaria de Assistência Social vai trabalhar para ampliar o programa”, afirmou Fabio Araújo, secretário de Governo.
Também estiveram presentes na celebração o subsecretário e a coordenadora técnica da Subsecretaria de Infância e Adolescência, Alan Rodrigues e Mariana Frizieiro, e os vereadores Cici Maldonado, Claudinei Siqueira, Evangelista Ubirajara e Tião Nanci.
O casal Julio Cesar Souza da Silva e Gracilene Pereira da Silva está acolhendo uma menina de 6 anos há 4 meses. Eles entendem a importância de um ambiente familiar para o desenvolvimento e a garantia dos direitos da pequena.
“Sempre atuei em serviços sociais e quando tive a oportunidade de me tornar parte do quadro de famílias acolhedoras do Serviço de Acolhimento Familiar encarei esse desafio da maneira mais responsável possível. Eu e minha esposa temos a consciência da importância da nossa dedicação para o desenvolvimento da nossa acolhida”, disse Julio Cesar.
Durante o acolhimento, tanto as crianças quanto a família de origem e a família acolhedora recebem apoio e orientação da equipe técnica da secretaria.
Pré-requisitos para ser uma família acolhedora:
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados