Educação
Alimentação saudável nas escolas de São Gonçalo
14/04/2025
Profissionais lotam auditório da Uerj, no Patronato
Com o objetivo de trazer reflexões sobre a Orientação Educacional, a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo promoveu, nesta terça-feira (28), um seminário com o tema “Orientação Educacional no Brasil: interesses e conflitos na efetivação das políticas públicas”, no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Patronato. O evento contou com palestras e oficinas, reunindo orientadores educacionais de São Gonçalo e outros municípios.
O seminário se constitui como estratégia para a reelaboração das práticas no espaço escolar, a partir de uma reflexão crítica e responsiva dos cotidianos nas unidades de ensino. O evento debateu a complexidade do desenvolvimento social, cognitivo e emocional dos educandos, buscando conhecimento e trocas de experiências.
“Este já é o terceiro seminário que realizamos, que é muito importante parar vermos o crescimento do nosso grupo. Hoje em dia, vejo um grupo mais firme, determinado, ousado, mais incisivo e seguro. E isso é fruto das formações, não só dos seminários, mas das especializações e do pensar a Orientação Educacional”, disse a coordenadora da Orientação Educacional, Carla Verônica.
Presente no evento, a diretora Regional Pedagógica da Metropolitana II, da Secretaria de Estado de Educação, Ana Paula Quadros, ressaltou que o evento traz um diálogo sobre a função, que tem papel fundamental na escola.
“Essa parceria que temos com a Rede Municipal vem sendo costurada ao longo dos anos. Essa oportunidade é um presente para todos nós, uma oportunidade de refletir sobre o papel do Orientador Educacional, de poder, dentro da escola, com sua formação específica, fazer um trabalho que é insubstituível”, afirmou Ana Paula Quadros.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados