Início > Educação > Seminário Nacional de Surdos reúne 340 profissionais em São Gonçalo

Seminário Nacional de Surdos reúne 340 profissionais em São Gonçalo

Publicado em:  22/11/2017

Começou na manhã desta quarta-feira (22) o Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, através da Coordenação de Educação Inclusiva. Destinado a professores e profissionais bilíngues, intérpretes de Libras, professores, técnicos, diretores de escola, pessoas surdas e familiares, estudantes universitários e pesquisadores, profissionais da área da saúde e outros profissionais que lidam direta ou indiretamente com pessoas portadoras de deficiência auditiva, o seminário está reunindo 340 participantes de cidades da Região Metropolitana, como Rio, Niterói, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, Araruama, além de São Gonçalo, entre outras. O evento está sendo realizado no auditório da Universidade do Estado do Rio, no campus do Patronato.

A coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Fábia Alessandra Alves da Silva, saudou os participantes lembrando que o tema da redação do Enem deste ano foi justamente sobre os desafios para a educação de surdos no Brasil.

“É com muito prazer que recebo vocês aqui hoje para três dias de muito aprendizado e troca de experiências. Como eu não poderia deixar de citar, tivemos, há poucos dias, um momento de muita visibilidade com a prova de redação do Enem que promoveu a discussão sobre os desafios para a educação de surdos no Brasil. Abordar este tema nos leva a uma reflexão sobre a educação de surdos que temos e a educação que queremos. Sabemos que estamos diante de um grande desafio, porém estamos empenhados em desenvolver uma educação de qualidade durante esses três dias, refletindo o sentido de construir conhecimentos coletivos”, afirmou Fábia.

Representando o secretário Municipal de Educação, a subsecretária de Ações Pedagógicos, Rejane Sant’Anna Adriano, agradeceu a presença de todos, em especial à Uerj que cedeu o espaço para a realização do evento. “Quero desejar a todos nós um momento de reflexão, que a gente possa enriquecer nossas mentes com esse seminário”, disse a subsecretária.

Um momento que marcou a abertura do seminário foi a execução do Hino Nacional tendo por fundo um vídeo onde um intérprete de Libras traduzia toda a sua letra, com movimentos de expressão corporal carregados de emoção. O papel do intérprete também foi destaque na abertura do evento, que o tempo todo contou com estes profissionais traduzindo para o público o que estava sendo dito pelos palestrantes.

Participaram da mesa de discussões, além da subsecretária Rejane Adriano, e da coordenadora Fábia Alessandra, o representante do Instituto de Educação de Surdos, Paulo Roberto do Nascimento, a subsecretária da Pessoa com Deficiência, Tania Loiola, representando a Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, a presidente da Apada (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição de São Gonçalo), Aparecida Boechat.

Até a próxima sexta-feira (24) serão realizados debates, oficinas e rodas de conversa sobre Políticas Públicas na Área da Surdez, Tradução e Interpretação da Libras, Surdos na Educação Básica: níveis, modalidades, e interdisciplinaridade, Recursos Didáticos e Pedagógicos, Aspectos Fonoaudiológicos: diagnóstico e atendimento do individuo surdo, entre outros temas.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães