Início > Educação > Semed quer alimentação mais saudável em 2018

Semed quer alimentação mais saudável em 2018

Publicado em:  22/12/2017

A rede municipal de ensino de São Gonçalo irá dar um passo à frente em 2018. Um convênio assinado entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a ONG Alimentação Consciente Brasil vai garantir alimentação de qualidade em todas as escolas do município. O programa prevê o treinamento de merendeiras, que serão capacitadas para a preparação e manuseio corretos dos alimentos. O cardápio também contará com mudanças, dando ênfase ao consumo de frutas, verduras e legumes.

Para o secretário de Educação, professor José Augusto Nunes, a medida representa um grande avanço e trará mais qualidade de vida para os estudantes, suas famílias e para os próprios integrantes da comunidade escolar.

“Os alunos não só vão se alimentar melhor, mas vão aprender a importância dos alimentos para o bom funcionamento do seu corpo. Eles serão multiplicadores desse conhecimento, levando-o para dentro de suas casas. O mesmo acontecerá com as merendeiras, professores e todos os funcionários da escola. Nós queremos que os nossos alunos tenham melhor qualidade de vida e maior capacidade de aprendizagem e tenho certeza que garantindo uma alimentação saudável, alcançaremos este resultado,”, afirmou José Augusto.

A responsável técnica pela merenda escolar em São Gonçalo, nutricionista Iracy Cristina Barcellos Dias, explicou que o treinamento das merendeiras será realizado no final de janeiro. As aulas serão dadas por profissionais da ONG, que deverão prestar toda assistência à equipe da Semed. Ainda segundo Iracy, o desenvolvimento do trabalho nas escolas será monitorado durante todo o ano letivo, com visitas periódicas de profissionais às unidades.

“É importante ressaltar também que vamos priorizar a agricultura familiar no município e promover o cultivo de hortas nas escolas para que o aluno possa acompanhar e entender melhor como se dá o processo produtivo dos alimentos”, afirmou Iracy.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães