Início > Educação > Semed prepara série de eventos de conscientização sobre autismo Clique na imagem para ver a foto ampliada.

Semed prepara série de eventos de conscientização sobre autismo Clique na imagem para ver a foto ampliada.

Compartilhe isso:


Publicado em:  31/03/2017

Para marcar o Dia Mundial do Autismo (02/04), a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) vai realizar uma série de palestras com profissionais da Clínica-escola do Autista ao longo do mês sobre o tema. O objetivo é conscientizar a população sobre a síndrome que acomete mais de 70 milhões de pessoas no mundo, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas.

A primeira palestra, “Desenvolvendo habilidades do autismo na sala de recursos”, será realizada pela psicopedagoga Ielva Ribeiro na próxima segunda-feira (03/04), na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Trindade, às 18h30.

O prefeito e médico José Luiz Nanci explica que o ideal é que o diagnóstico seja feito até os 3 anos e é importante que os profissionais de saúde e de educação conheçam e saibam identificar o desenvolvimento infantil neurotípico.

“O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio de desenvolvimento que leva a severos comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que se iniciam nos primeiros anos de vida. O diagnóstico deve ser feito de maneira precoce para que a criança receba tratamento adequado”, destaca o prefeito.

Para o secretário de Educação, Diego São Paio, a inclusão do assunto nas pautas da cidade é um grande avanço, o que ajuda a dar visibilidade e diminuir o preconceito. Ele lembra que São Gonçalo conta com a segunda clínica-escola do Brasil – a primeira fica em Itaboraí.

“Estimativas mostram que 2% da população têm autismo. É um número grande, mas essas pessoas são invisibilizadas. Defendo a causa azul há muito tempo e fico muito feliz de conseguir conscientizar a população sobre o assunto. Lutamos para a implantação da clínica-escola em nosso município e realizamos um atendimento de excelência. O preconceito surge pelo desconhecimento e a população só tem a ganhar com o acesso a informações”, afirma Diego.

Agenda – Os eventos de conscientização do autismo serão realizados até o dia 28/04, conforme agenda abaixo. Também é possível consultar a agenda no site da Prefeitura (http://www.saogoncalo.rj.gov.br) ou na página da Semed (https://www.facebook.com/educasaogoncalo). Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail inscricoeseducacaoinclusivasg@gmail.com, informando nome completo e a palestra de interesse.

12/04

“A influência dos impactos ambientais no desenvolvimento das crianças com autismo”
Palestrante: Dra. Camila Milagres, médica da Clinica-escola do Autista SG
pediatra especial pela Academia Americana de Pediatria Especial

“Alimentação e Autismo”
Palestrante: Dra. Áurea Astulla, nutricionista da Clínica-escola do Autista SG e especialista em Nutrição Clínica

Local: Secretaria Municipal de Educação (Lavourão) – Av.Presidente Kennedy, 721 – Estrela do Norte – SG

Horário: 13h30 às 17h

19/04

“Benefícios da prática responsiva para pessoas com Autismo”
Palestrante: Lincoln Macedo, coordenador da Clínica Escola do Autista SG, educador físico e psicomotricista

“Um novo olhar odontológico no TEA”
Palestrante: Carlos Roberto Silva Coutinho, Dentista da Clínica-escola do Autista SG e especialista no atendimento a pessoas com necessidades especiais

Local: Secretaria Municipal de Educação (Lavourão) – Av.Presidente Kennedy, 721 – Estrela do Norte – SG
Horário: 13h30 às 17h

28/04

Palestra com a Coordenadora do MOAB RJ (Movimento Orgulho Autista) – Claudia Moraes

Palestra com a Professora Cristina Delouh – UFF

Local: Sesc São Gonçalo (Av.Presidente Kennedy, 755 – Estrela do Norte – SG)

Autor: Ascom
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content