Início > Educação > Semed finaliza planejamento para o Projeto Escola em Debate

Semed finaliza planejamento para o Projeto Escola em Debate

Publicado em:  05/10/2017

Na manhã desta quinta-feira (05/10), cerca de 200 pessoas, entre diretores e orientadores pedagógicos de escolas municipais, se reuniram com o Secretário de Educação, José Augusto Nunes, na Escola Municipal Ernani Faria, em Neves. Com o teatro Carequinha lotado, os diretores terminaram de traçar as metas do Projeto Escola em Debate. No dia 18 deste mês, as escolas municipais terão atividades que envolvem toda a comunidade escolar, com ações em todos os turnos que integram alunos, diretores e professores, conselho escolar, familiares e responsáveis.

Agentes intersetoriais (Secretaria de Saúde, Cras e Conselho Tutelar), lideranças comunitárias (associação de moradores) e movimentos sociais que existem no entorno da escola também farão parte das ações definidas especialmente por cada escola.

No grande encontro, que foi a finalização de um trabalho que já vinha sendo elaborado com as escolas, os diretores e orientadores pedagógicos puderam expor suas ideias e sugestões que farão parte do desenvolvimento das metas em cada escola.

De acordo com o secretário José Augusto, este é um trabalho político desenvolvido para que as escolas pensem não só de modo pedagógico, mas como podem influenciar toda a comunidade com sua didática.

“O Escola em Debate nasceu a partir da necessidade de envolver tanto os alunos, como os familiares e a comunidade que vive próxima à escola. Com nossas metas traçadas, esperamos que o projeto sirva de exemplo para que todos adquiram uma consciência mais cidadã, de que podem sim fazer a diferença onde moram e estudam. A escola tem que estar inserida no contexto onde se localiza e o apoio de todos é fundamental para que isso ocorra de modo positivo”, concluiu José Augusto.

Com foco em Projetos Políticos Pedagógicos para uma participação cidadã, o Dia D será um dia para pleno desenvolvimento das cinco metas propostas para todas as escolas da rede municipal, como o acesso e permanência dos alunos nas escolas; ouvir a comunidade escolar; planejar e criar do fórum de decisões coletivas; incentivar os alunos a ler, escrever, interpretar e questionar o que foi aprendido; e a lidar com questões democráticas em todos os setores da sociedade. As portas das escolas estão abertas para que todos participem.

Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semed