Início > Educação > Semed edifica Gestão Democrática na busca por qualidade no ensino

Semed edifica Gestão Democrática na busca por qualidade no ensino

Publicado em:  19/12/2017

A Secretaria Municipal de Educação, visando melhorar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido nas escolas de São Gonçalo, promoveu dois grandes encontros neste segundo semestre, mobilizando profissionais de toda a rede. O “Escola em Debate”, realizado em 18 de outubro, levou professores, diretores, funcionários, estudantes, responsáveis e membros das comunidades a uma grande discussão sobre o que as escolas precisam e o que as comunidades esperam das unidades de ensino. Transparência, informação e participação mobilizaram as 107 escolas da rede. Cada uma preparou um documento com as sugestões apresentadas.

O documento resultante do “Escola em Debate” foi levado pelas respectivas comissões das unidades escolares ao Fórum Municipal de Educação, realizado no dia 14 de novembro, no auditório da Uerj, no Patronato. As questões apresentadas pelas escolas também foram alvo de discussão, transformando-se na Carta de Intenções, entregue ao prefeito José Luiz Nanci com as aspirações de professores e dirigentes para melhorar a qualidade da educação no município. Dividido em quatro partes, o documento agrupa metas da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, da Subsecretaria de Infraestrutura e da Subsecretaria de Gestão de Pessoal, além de Políticas de Governo.

O secretário municipal de Educação, José Augusto Nunes, que participou de todos os eventos, reafirmou a importância desse trabalho para a construção de uma educação melhor no município. “Estamos fazendo um trabalho para construir uma escola aberta, uma escola participativa, uma escola democrática, onde a gente tem um compromisso muito mais com a escola, com a comunidade do que com qualquer outro nível. Eu não entendo a educação sem estarmos discutindo, sem não estar, enquanto órgão público, servindo. Eu sempre tenho dito que estou secretário e nossa passagem é para servir a educação, servir às escolas”, ressaltou o José Augusto.

Entre as principais metas para 2018 estão aperfeiçoar a comunicação entre escola e Semed; fortalecer a autonomia das escolas; estimular a participação dos pais/responsáveis nas ações das unidades escolares; implementar escola bilíngue na Rede Municipal de Ensino; estabelecer parceria com a área da saúde para atendimento aos alunos; revisar a Legislação Municipal de Inclusão; diversificar o cardápio da merenda; prever acompanhamento das nutricionistas nas UMEIs; rever a política de transporte diferenciado; ampliar a oferta de transporte escolar, reestruturando as rotas; melhorar a utilização dos recursos públicos, aprimorando processos de prestação de contas, promovendo maior transparência. estabelecer mecanismos que assegurem maior transparência na utilização dos recursos públicos destinadas à educação; impedir as ingerências no ambiente escolar; aprimorar o serviço de
Ronda Escolar, ampliando sua área de atuação, entre outros itens importantes.

No total, 123 metas foram apontadas para orientar o trabalho na Semed em 2018. A primeira meta já está garantida: Instituir permanentemente movimentos como Escola em Debate e o Fórum de Educação que já estão sendo organizados. Destaque para 2018 na mesma linha de ação será a realização da Conferência Municipal de Educação em abril.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed