Início > Cultura e Turismo > Semana da Umbanda tem show de Altay Veloso no Municipal

Semana da Umbanda tem show de Altay Veloso no Municipal

Publicado em:  18/11/2023

Artista gonçalense apresentou repertório recheado de sucessos ao público

Um dos maiores expoentes da arte gonçalense e da música nacional, o cantor, compositor, escritor e multi instrumentista Altay Veloso, se apresentou na noite desta sexta-feira (17), no Teatro Municipal de São Gonçalo, em um evento especial da Semana da Umbanda 2023.

A noite foi aberta com o Hino da Umbanda , cantado em coro pelo público, seguida da abertura realizada por Pai Fernando D’Oxum, líder da 1ª Comissão da Semana da Umbanda de São Gonçalo.

“Trouxemos aqui para esse palco a primeira peça temática de matriz africana, a Crendices de Maria. É uma alegria saber que temos batalhado por essa Umbanda que nós acreditamos em São Gonçalo e tudo isso só acontece porque tem o coração de vocês todos que nos movimentam sempre, tem a facilidade de nós estarmos abrindo espaço através das nossas pautas”, disse Pai Fernando.

O grande nome da noite subiu ao palco para apresentar sucessos que foram marcantes em interpretações de grandes nomes da música brasileira, como Elymar Santos, Alcione e os grupos Só pra Contrariar, Soweto e Negritude Jr. Altay entregou música e também paixão pela música, através das histórias contidas nas canções que interpretou.

Altay Veloso apresentou um repertório certeiro com músicas como Reencontro, que teve uma versão de sucesso na voz do grupo Soweto, Sinfonia da paz, escrita logo após a soltura de Nelson Mandela da prisão e cantada por Altay para o próprio quando esteve no Brasil, além de Interfone, sucesso com o grupo Só pra Contrariar, Absoluta e Quarenta Anos, sucesso na voz do saudoso Emílio Santiago.

Para fechar a noite com chave de ouro, a bateria Ritmo Feroz da Unidos do Porto da Pedra apresentou um pouco do que está por vir na grande volta da agremiação gonçalense ao Grupo Especial no ano que vem. O Tigre de São Gonçalo fez o público no teatro cair no samba com Samba Exaltação e o samba enredo que vai embalar a agremiação gonçalense em 2024: ‘Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular’.

Semana da Umbanda

No dia 25 de novembro (sábado), encerrando a programação especial da Semana da Umbanda, na Praça Zélio Fernandino de Moraes, Marco Zero da Umbanda, em Neves, será realizado o “Encontro dos Povos de Terreiros de São Gonçalo”, das 14h às 20h.

Durante a ação serão realizadas homenagens a lideranças religiosas com o “Banda com Banda”, cerimônia de hasteamento da bandeira da umbanda e uma feira de artesanato e gastronomia.

Foto: Fábio Guimarães