Início > Saúde > Semana da Saúde em São Gonçalo atende a mais de 10 mil pessoas em três dias

Semana da Saúde em São Gonçalo atende a mais de 10 mil pessoas em três dias

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/03/2022

Gonçalenses tiveram acesso facilitado a vários serviços e exames

Chegou ao fim, nesta quinta-feira, a primeira edição da Semana da Saúde em São Gonçalo, uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o governo do Estado. Em três dias, o município atendeu a 10.368 pessoas, em variados serviços ofertados à população. A ação aconteceu na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto e foi encerrada no final da tarde, com a apresentação de integrantes da bateria da Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra.

O evento ofereceu os serviços de testes de glicemia, aferição de pressão, avaliação da composição corporal, exames oftalmológicos para detectar glaucoma, auriculoterapia, testes de glicose e rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase, teste de PSA e encaminhamento para urologista, orientações sobre alimentação saudável, avaliação da saúde bucal, doação de sangue, mamografia, cadastro e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuição de pastilhas de cloro para o tratamento da água.

A Vigilância Sanitária de São Gonçalo também participou do evento realizando agendamento para castração de cães e gatos e recebimento de denúncias de saúde pública de estabelecimentos e comércios da cidade, como falta de higiene, local insalubre e produtos com validade vencida.

Moradora do Rocha, Amanda Pacheco fez exame oftalmológico, estava com a pressão ocular alta e foi diagnosticada com papiloma bilateral. Equipes da Secretaria de Saúde agilizaram o processo de internação imediata da paciente.

“A equipe da Saúde me encaminhou para uma unidade de emergência. Tenho três filhos pequenos e não tinha como ir. A equipe da Prefeitura conseguiu um carro do governo estadual que estava disponível e me levou em casa para deixar as crianças com o meu pai. Depois, retornei para o Pronto Socorro Central e consegui ser atendida”, disse Amanda.

A aposentada Jucileia Duarte, de 69 anos, conseguiu fazer exames e ainda orientou o cunhado para comparecer ao ponto de atendimento.

“Eu vim de Neves para fazer alguns exames porque a gente tem que se cuidar. Fiz minha carteirinha do SUS e agora estou aguardando para fazer exame de glaucoma. A gente tem que aproveitar. Tudo de graça e rápido. Já liguei para o meu cunhado vir fazer exame também, de próstata. Tem tudo. Tem até cafezinho”, comemorou Jucileia.

Para a diarista Cecília Guilhermina, conseguir agendar o exame de mamografia foi uma grande conquista.

“O evento foi ótimo, eu vim no primeiro dia e voltei hoje para fazer alguns exames que faltaram. Consegui marcar minha mamografia. O atendimento está excelente. A bênção foi tão grande que eu vim fazer exame na minha vista e já saí com encaminhamento para procurar o médico e operar a catarata. Eu não enxergo de um olho e já estava perdendo a visão do outro”, contou Cecília.

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho/Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content