Início > Educação > Segundo encontro do curso Contação de Histórias

Segundo encontro do curso Contação de Histórias

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/09/2018

Nesta terça-feira (18), aconteceu o segundo encontro do Curso de Contação de Histórias, da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), no salão social do Abrigo do Cristo Redentor, localizado na Estrela do Norte. Coordenado pelo professora, escritora e contadora de histórias Sandra Lima, o evento contou com a participação de onze alunos.

O principal objetivo é transmitir aos alunos as principais técnicas para ser um bom contador ou contadora de histórias.

“Olhar nos olhos das crianças é o ponto chave: é como se estivesse contando unicamente para aquele ouvinte. Por meio do olhar, estabelece-se a comunicação imediatamente. A maneira de manusear o livro, ao virar a página, é fundamental para prender a atenção das crianças. Jamais se deve flutuar o olhar sobre os ouvintes, mas sim deve-se ater aos olhos das pessoas, sem exagerar, para não perturbá-las”, explica Sandra Lima.

Como impostar a voz

A dicção do contador deve ser impecável, pronunciando-se todas as letras de cada palavra. A voz não deve ser lenta, para não adormecer as crianças, nem tão rápida, para não adormecer as palavras. Deve-se impostar a voz com equilíbrio para ser ouvido sem esforço por todos.
As pausas também são necessárias, cuidando sempre para que não sejam prolongadas. Entonações e jogos de voz tornam a narração enriquecedora. Por outro lado, a voz monótona desvia o interesse das crianças.

Como estabelecer o diálogo

Antes do conto, é imprescindível explicar quem é o seu autor, bem como o motivo da escolha do tema, e se este coincide com algum acontecimento importante. Ao término do conto, é fundamental explicar que o motivo de todos estarem ali não é casual. De igual relevância e muito importante fazer perguntas às crianças. No entanto, deve-se estar preparado para responder e ser respondido.

Serviço: As próximas aulas do Curso de Contação de Histórias vão ser na E. M. Luiz Gonzaga, situada na Av. Nilo Peçanha, 494 – São Miguel, a partir do dia 2 de outubro, das 13 às 17 horas

Autor: Ascom
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content