Início > Esporte e Lazer > Segunda edição de Corrida Solidária reúne 300 atletas na Trindade

Segunda edição de Corrida Solidária reúne 300 atletas na Trindade

Publicado em:  01/05/2024

Evento recebeu o apoio da Prefeitura de São Gonçalo

Cerca de 300 corredores participaram da 2ª edição da Corrida Solidária Pé de Fogo – Ivanei Oliveira, que ocorreu no bairro da Trindade, nesta manhã de quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. A corrida teve cinco quilômetros de extensão e dez ganhadores, sendo cinco atletas da categoria masculina e cinco da categoria feminina.

A corrida começou às 8h na Travessa Margarida, seguindo pela Avenida Presidente Kennedy até a Avenida São Miguel, retornando pela Avenida Presidente Kennedy até o ponto de largada, onde também estava a linha de chegada.

A iniciativa, que virou lei em 2022 e entrou no calendário oficial de eventos do município, contou com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo, além da Guarda Municipal e secretarias de Governo, de Transportes (que realizou um esquema trânsito especial) e de Ordem Pública.

O secretário de Esporte e Lazer, Diego Andrade, esteve no evento e falou sobre a importância do esporte para o município. A primeira edição da corrida ocorreu em 2023.

“A Secretaria de Esporte e Lazer está dando apoio a um calendário que foi votado na Câmara e virou lei, que institui essa corrida que ocorre em todo dia 1° de maio. É muito importante que implementemos o esporte no município e o Capitão Nelson vem fazendo isso com excelência. São diversos eventos espalhados no município, cada semana temos calendários com mais eventos. São Gonçalo está cada vez mais aberta para fomentar eventos do tipo”, contou ele.

A corrida foi organizada pelo coletivo Pé de Fogo Corredores, um grupo de corrida, e contou com atletas que moram em São Gonçalo e em municípios vizinhos. Para participar, as pessoas se inscreveram doando dois quilos de alimentos não perecíveis a serem enviados para instituições. Esse tipo de trabalho era feito, antes do surgimento da corrida, por Ivanei Oliveira, membro do Pé de Fogo que dá nome ao evento.

“A corrida ajuda na saúde física e mental, na qualidade de vida e incentiva as pessoas a saírem do sedentarismo. Aqui, estão inscritos diversos atletas, de vários coletivos e municípios. Além de tudo, ainda estamos ajudando instituições que precisam, como igrejas, com a doação de alimentos. O nome da nossa corrida é em homenagem ao Ivanei, um amigo nosso que tinha um trabalho social no município, inclusive se vestindo de Papai Noel no Natal para as crianças. Ele faleceu em 2020, vítima de covid-19”, explicou Charles Figueiredo, de 52 anos, presidente do Pé de Fogo. Junto com ele, na organização, estava envolvido João Batista Saraiva, também do coletivo.

Além da corrida, também foi desenvolvida uma segunda modalidade no evento: a caminhada, que foi de três quilômetros.

Vencedores – Gleiciomar Pereira dos Santos, de 46 anos, foi o vencedor da corrida na categoria masculina. Ele levou para casa o troféu de primeiro lugar e cumpriu o trajeto proposto em menos de 17 minutos.

“Eu treino corrida há 26 anos e tenho o costume de competir sempre, algumas vezes a gente ganha e outras não. E hoje ganhei. É uma vitória! Eu comecei a correr vendo os atletas quenianos e me sinto uma deles quando cruzo a linha de chegada. Fico feliz! Eu treino sempre que posso e sou incentivador da corrida, acredito que o esporte dá a oportunidade de as pessoas conviverem em uma comunidade de forma saudável”, contou o soldador, que é morador de Itaboraí.

A vencedora da categoria feminina foi Kelly Souza Rodrigues, de 42 anos, que cumpriu o trajeto proposto em cerca de 20 minutos. Ela começou a correr em 2019 junto com o marido, que foi diagnosticado com esteatose hepática, doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado. Desde então, ela se apaixonou pelo esporte e não parou mais.

“O médico recomendou que meu marido fizesse exercício físico de forma contínua. Começamos a correr juntos e eu nunca mais parei. Hoje, meu marido está curado e a família inteira corre. Minha mãe de 65 anos, por exemplo, está aqui comigo, participando da corrida. Eu treino três vezes na semana e é um lazer. É muito bom vencer aqui hoje! Eu sempre incentivo as pessoas e acredito que todos dão o seu melhor. É um passo de cada vez e ninguém deve se comparar ao outro”, disse a citotécnica, que mora no Centro de São Gonçalo. Kelly também venceu a primeira edição do evento em 2023.

Foto: Julio Diniz