Início > Educação > Secretário vistoria obras das futuras instalações do Jardim de Infância Menino Jesus

Publicado em:  16/08/2019

O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, vistoriou na manhã desta sexta-feira (16) as obras do prédio onde funcionará o Jardim de Infância Municipal Menino Jesus, que atualmente fica em uma pequena área do Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçu. “Estamos aqui na futura sede do Jardim de Infância Menino Jesus, retornando a tradição do município de São Gonçalo porque essa unidade é um equipamento do bairro Zé Garoto, onde esteve por muitos anos ao lado da Igreja Matriz de São Gonçalo e agora será instalada na Praça Estephânia de Carvalho, na antiga Escola Orlando Rangel, que passa a ser uma sede própria do Jardim de Infância Menino Jesus, hoje com 191 alunos”, afirma Marcelo.

De acordo com o secretário, a expectativa é que ainda no mês de agosto os alunos estejam chegando na nova sede, cuja inauguração será em setembro, mês de aniversário da cidade. “Vamos entregar à população gonçalense uma unidade própria porque a escola, mesmo quando funcionava no espaço da igreja, não tinha seu próprio prédio. Agora é uma unidade própria do Jardim de Infância Menino Jesus, que é um patrimônio educacional da nossa cidade. Quantos munícipes, quantas pessoas já passaram pelo Jardim de Infância Menino Jesus? Eu iniciei a minha escolaridade por ele. Em 1980 eu fui aluno do Jardim de Infância Menino Jesus, que é um dos mais antigos da cidade”, explica o secretário.

Outra boa notícia, segundo Marcelo, é que a partir do ano que vem a unidade passe a ser integral, já que atualmente atende apenas em regime parcial. “A ideia para o ano que vem é que atenda também integral. Para isso, nós vamos ampliar ainda, fazer novas salas. Hoje, o prédio está com seis salas e teremos a construção de mais quatro salas para o ano que vem. O objetivo é aumentar entre 50 e 100% a sua capacidade”, garante Marcelo.

O secretário explica, ainda, que a obra é emergencial de pintura e adequação para receber os alunos com qualidade. “Queremos oferecer o melhor em termos de atendimento para os nossos alunos. É uma área ampla, bem arejada e queremos trazer logo os nossos alunos para cá porque hoje eles se encontram no Castello Branco, num espaço apertado”, afirma o secretário.

As obras estão em estágio avançado, com quase tudo pintado e reformado. Segundo o secretário, a Prefeitura está aguardando somente a religação da parte elétrica. “Acredito que em mais uns dez dias nós estaremos encerrando as obras e entrando com os nossos alunos aqui. Porém, a grande inauguração mesmo vai acontecer em setembro. Hoje, o Jardim de Infância Menino Jesus tem uma sede própria, no bairro Zé Garoto, no coração da cidade, na Praça Estephânia de Carvalho. Eu posso dizer que esse é um grande presente para o município de São Gonçalo no seu mês de aniversário, onde a gente está comemorando mais um aniversário de emancipação político-administrativa e ainda dentro dos 440 anos de história do município. O prédio tem todas as salas climatizadas, com acessibilidade, ampla área de lazer, é um espaço bem arejado, coberto, totalmente adequado para os nossos alunos. Vamos contar aqui com brinquedoteca, quadra esportiva, laboratório de informática, banheiros adequados. O espaço está sendo adequado para receber alunos da Educação Infantil”, conclui Marcelo Azeredo.

O imóvel, onde funcionava o Colégio Orlando Rangel, é um patrimônio municipal, que foi cedido pela administração do então prefeito Joaquim Lavoura, para que no local funcionasse uma escola de Educação Infantil da antiga rede de ensino Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Após anos de atividade, recentemente o município foi informado que desde o final do ano letivo de 2017 a instituição educacional não se encontra mais em funcionamento. Desta forma, foi pedida a reintegração de posse, que foi concedida pela 6ª Vara Cível.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães