Início > Saúde > Secretaria de Saúde cria Comitê para fortalecer ações de saúde

Secretaria de Saúde cria Comitê para fortalecer ações de saúde

Publicado em:  16/02/2017

A secretaria de Saúde de São Gonçalo realizou a primeira reunião do recém-criado Comitê Gestor de Políticas e Ações de saúde, que tem como objetivo elaborar estratégias para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), em São Gonçalo. O comitê vai atuar propondo métodos e estratégias para a formação e educação permanente dos trabalhadores que atuam na assistência à saúde da população, além de promover transparência e visibilidade da gestão da saúde no município.

Entre os assuntos que serão discutidos nas reuniões figuram planejamento; avaliação e acompanhamento das ações de educação em saúde; implantação do sistema de prontuário eletrônico e monitoramento; e discussões de dados epidemiológicos.

Na opinião do secretário de Saúde, Dimas Gadelha, a criação do comitê irá auxiliar na compatibilização dos instrumentos de planejamento da saúde.

“Fazemos uma conexão melhor entre os setores e gestores, para encontrarmos um melhor diálogo e objetivos em comum com todos, em consonância do que esta acontecendo na secretaria, descentralizando as atribuições para o comitê, no sentido de democratizar e dar transparência às ações da saúde. Esses ajustes visam levar os serviços a um único horizonte como objetivo: oferecer o melhor para a população. Isso é uma determinação do nosso prefeito, José Luiz Nanci”, garante Dimas.

O comitê é composto por um responsável de cada setor, compreendendo Fundação Municipal de Saúde; Atenção Básica; Atenção Especializada; Saúde Bucal; Urgência e Emergência; Álcool e Drogas; Vigilância em Saúde; Superintendência de Saúde Coletiva; Regulação; Controle; Avaliação e Auditoria; Jurídica; Defesa Civil; Núcleo de Educação Continuada; Ouvidoria; e Planejamento.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira