Início > Educação > Secretaria de Educação retoma a Caravana da Matemática e a Trupe da Redação de forma remota

Publicado em:  20/07/2020

Com o objetivo de dar continuidade aos projetos desenvolvidos nos últimos quatro anos, a Secretaria Municipal de Educação está retomando as atividades da Caravana da Matemática e da Trupe da Redação, agora de forma remota. A iniciativa é realizada através da Coordenação de Projetos da Subsecretaria de Planejamento Educacional e Formação Continuada, com a coparticipação da Coordenação do Segundo Segmento.

Em virtude deste momento de pandemia, foram realizadas adequações na metodologia de trabalho para atender os objetivos dos projetos: orientações para uma boa redação e reforço de estudo em matemática. A principal mudança foi a passagem para o ensino remoto.

“Não podemos deixar nossos alunos. Esta sempre foi a intenção dos ‘Loucos por Matemática’, por isso, os professores do Clube gravarão a resolução das questões das listas existentes e compartilharemos pelas redes sociais das unidades escolares e, também, pelo Instagram e Facebook do ‘Clube Loucos por Matemática’ (@ClubeLoucosPorMatematica) e, assim, ter contato com as listas e correções de forma remota”, afirma o professor Jean, coordenador do Clube Loucos por Matemática e um dos apoiadores do projeto Caravana da Matemática.

Além das redes sociais, os alunos do 9° ano poderão retirar as listas todas as terças-feiras, das 14h às 17h, na loja 221, da Educação 4.0, no 2° andar do Partage Shopping São Gonçalo. “Todas as medidas preventivas e protocolares foram providenciadas para que possamos ampliar o atendimento aos nossos alunos. Disponibilizaremos eletronicamente as listas de Matemática e Língua Portuguesa e, também, fisicamente sua retirada no Partage Shopping”, explica o subsecretário de Planejamento Educacional e Formação Continuada, Fernando Peres.

A resolução dos exercícios de Língua Portuguesa será realizada pelos alunos do Curso de Letras do ISAT – Instituto de Ensino Superior Anísio Teixeira que além de contribuírem para a preparação dos nossos alunos para as provas de ingresso no Ensino Médio, a SEMED contribui para a formação dos professores, proporcionando estágio adequado nesse tempo de pandemia.

“Encontramos uma forma de continuar os Projetos que integram o Movimento ‘#TamoJunto9ºano’ juntamente com o IJCA. Precisamos chegar até nossos alunos, dentro da nossa realidade devido às dificuldades de acesso e comunicação que nos envolve. Estamos buscando também o rádio como veículo de comunicação e, em breve, realizaremos atividades pelas ondas do rádio”, afirma o Professor Júlio Vidal, coordenador de projetos.

Resumo:

• Os alunos do 9° ano da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo terão reforço do Ensino de Matemática e Língua Portuguesa para realizar as provas de ingresso no Ensino Médio e darem continuidade à sua educação em escolas de referência: Colégio Pedro II, IFRJ e FAETEC.
  • São listas de exercícios de acordo com os editais das principais escolas.
  • As listas e as correções dos exercícios estarão disponíveis remotamente pelas redes sociais das escolas e, também, nas redes sociais do Clube Loucos por Matemática (@ClubeLoucosPorMatematica) e da Trupe da Redação (@trupedaredacao).
  • As listas também poderão ser retiradas no Partage Shopping, na Sala da Educação 4.0, todas às terças-feiras, no horário das 14h às 17h. Início: Dia 21 de julho.
  • O Projeto é uma realização da Coordenação de Projetos da Subsecretaria de Planejamento Educacional e Formação Continuada com coparticipação da Coordenação do Segundo Segmento, Clube Loucos por Matemática e Curso de Letras do ISAT.
  • Os Projetos são ações que integram o “Movimento #TamoJunto9ºano”.

SERVIÇO:

Partage Shopping
Avenida Presidente Kennedy, 425 – Centro – São Gonçalo.

Autor: Roberto Carneiro