Início > Educação > Secretaria de Educação inicia projeto de eleição de alunos representantes

Secretaria de Educação inicia projeto de eleição de alunos representantes

Publicado em:  24/05/2017

A Escola Municipal Florisbela Maria Nunes Haase, no Boa Vista, foi a primeira escola a receber, nesta quarta-feira (24), o projeto da Secretaria de Educação para formar um conselho de alunos para intermediar, junto à direção da unidade, melhorias para os estudantes. As chapas vencedoras foram a Trabalhadores do Florisbela, no turno da manhã, e a Grupo do Florisbela, à tarde. Ao longo dos próximos meses, o projeto será implementado nas outras 106 escolas da rede.

Com quase 500 alunos, a escola mesclou nas oito chapas alunos do 1° ao 5° ano, que apresentaram propostas como: campeonato de futebol e basquete, aulas de balé, de teatro, de canto e de artes, e promoção do respeito ao professor. O processo funcionou como uma eleição de verdade, com os candidatos percorrendo as salas para apresentar as propostas e até cabine de urna. Só não valeu, claro, a famosa boca de urna. Para os professores, essa é uma ótima oportunidade para que as crianças se sintam integradas à comunidade escolar.

“As crianças se animaram muito. É uma forma de incentivá-los a pensar em um futuro melhor. Mostrar que eles são responsáveis por cada melhoria em um ambiente que é deles. É essencial que eles entendam como funciona essa importante ferramenta da democracia. Eles fizeram até bandeiras com os nomes das chapas, mas explicamos que eles não poderiam entregar nenhum papel para o coleguinha na fila, que isso é boca de urna e é crime em uma eleição de verdade”, contou a professora Rosimar, que trabalha na escola há mais de 15 anos.

A diretora Heloisa Helena de Souza explicou que a eleição veio para somar com o trabalho de conscientização que já vem sendo feito há um ano pelos professores.

“Desde o início os alunos estiveram envolvidos em tudo. A eleição ajudou muito a organizar a questão do empoderamento na escola junto com o respeito. Foi um despertar das crianças para a importância de preservar o local onde elas passam uma parte do dia, todos os dias. A gente sempre passa pra eles que tudo tem que ser feito na coletividade. Para dar certo, eles precisam se juntar, conquistar e manter”, acrescentou a diretora.

O projeto – A eleição nas escolas é uma iniciativa da Superintendência de Cultura da Semed, coordenada pelo professor Décio Machado, para que as crianças possam participar ativamente na escola e tenham autonomia de cuidar de um espaço que é delas. A intenção é que a eleição aconteça todo início de ano, seguida da cerimônia de posse onde os representantes da chapa vencedora receberão, das mãos do próprio secretário de Educação, uma carteira de presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário.

Foto: Reynaldo Felix
Fonte: Semed