Início > Saúde > Saúde realiza reunião da Brigada em Saúde Ambiental na Brasilândia

Saúde realiza reunião da Brigada em Saúde Ambiental na Brasilândia

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/08/2017

Como parte das estratégias de prevenção contra a proliferação do transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã desta terça-feira(29), uma reunião da “Brigada em Saúde Ambiental”. O encontro contou com os funcionários da Estratégia de Saúde da Família (ESF) atuantes na Fundação Leão XIII, na Brasilândia.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha, o intuito da atividade é realizar palestras de capacitação em escolas, empresas e outras instituições, a fim de conscientizar a população dos riscos da doença e torna-los agentes multiplicadores contra o Aedes aegypti em seus ambientes de convívio.

“O cuidado para evitar focos de larvas do mosquito virou questão de cidadania. Todos nós temos que fazer nossa parte para combater as doenças causadas por ele. É importante que as pessoas tenham um olhar clínico para que percebam possíveis focos em seu ambiente de trabalho e em suas moradias também. Nós estamos diariamente buscando estratégias para desenvolver um trabalho ativo e contínuo para promover mudanças de conhecimento e comportamento da sociedade de maneira geral. A capacitação de multiplicadores é um dos meios disponíveis para tornar eficaz o processo de desenvolvimento das ações”, explica Dimas.

A palestra, que é realizada por profissionais da Vigilância Ambiental, onde os participantes conheceram todas as fases do Aedes aegpti com palestras e vídeos educativos, é seguida por uma visita guiada à área externa do local, para uma aula prática de como os profissionais devem realizar o trabalho.

“Nós realizamos palestras, fornecendo as informações sobre os cuidados com o ambiente, que inclui a proliferação de vetores urbanos e armazenamento de água e resíduos, que diminui a infestação por roedores e Aedes aegypti, diminuindo consequentemente a incidência das doenças causadas por esses vetores”, conta o biólogo Adalyr Fortunato.

Após 30 dias da capacitação, a equipe de agentes de endemias realiza uma visita técnica de acompanhamento à equipe treinada, verificando as necessidades e observações realizadas pelas pessoas capacitadas. As solicitações pelas ações da brigada ambiental podem ser realizadas através do telefone 2605-2341.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content