Início > Saúde > Saúde realiza mutirão de vacinação contra a influenza nas UMPAs do Pacheco e Nova Cidade

Publicado em:  10/06/2019

No último sábado (8), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica, promoveu um dia de imunização à população nas Unidades Municipais de Pronto Atendimento (UMPAs) do Pacheco e de Nova Cidade que imunizaram, juntas, 300 pessoas. A iniciativa aconteceu em meio a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com o intuito de disponibilizar a vacina aos finais de semana para as pessoas pertencentes ao grupo prioritário terem acesso à imunização, uma vez que a meta do município é atingir 90% do público-alvo, o equivalente a 227.235 pessoas. No Estado do Rio de Janeiro, a vacinação exclusiva para o grupo prioritário vai até 15 de junho, e em São Gonçalo, 160 mil pessoas já se imunizaram.

“Colocamos nessas duas unidades pelo grande fluxo de pessoas e por poder chegar àqueles que não tiveram a oportunidade durante a semana de comparecer a um posto de saúde e se vacinar. Ainda estamos com um número baixo e é essencial sensibilizar a população para que todos entendam a importância da vacinação, uma vez que a vacina pode reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza”, declara o secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes.

A campanha de imunização é voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; maiores de 60 anos, idosos, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias; trabalhadores de saúde; professores da rede pública e privada; pessoas portadoras de doenças crônicas; adolescentes de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

No município, idosos são o grupo com mais vacinados até agora, com 80 mil doses aplicadas, e logo em seguida as crianças, com cerca de 25 mil. Os locais com mais doses aplicadas são o Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, e o Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara.

“Estamos disponibilizando mais de 73 pontos de vacinação para a população nesta campanha e temos vacinas disponíveis para todos. É de extrema importância que a gente realize uma cobertura vacinal ampla na cidade, pois vivemos em um momento em que as medidas preventivas são fundamentais e a gripe pode parecer simples mas pode evoluir gravemente, principalmente para os grupos mais vulneráveis”, afirma Maria Auxiliadora Rodrigues, subsecretária de Atenção Básica.

No próximo sábado (15), haverá outro mutirão de vacinação nas UMPAs das 8h às 20h. As pessoas que se enquadram no grupo prioritário têm mais cinco dias para comparecerem em um dos pontos de vacinação disponibilizados no município, das 8h às 16h30, para se imunizarem, munidos com a carteira de vacinação e documento de identidade.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga