Início > Saúde > Saúde realiza I Seminário em Nutrição Materno Infantil

Saúde realiza I Seminário em Nutrição Materno Infantil

Publicado em:  27/08/2018

Com o objetivo de debater estratégias para a nutrição de mães e bebês gonçalenses, foi realizado, na tarde desta segunda-feira (27), o I Seminário em Nutrição Materno Infantil, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) São Gonçalo, no Zé Garoto. A atividade, que contou com a presença de diversos nutricionistas, foi realizada pela Secretaria de Saúde, através da coordenação de nutrição da Maternidade Municipal Dr Mário Niadjar e do Lactário Municipal do Hospital Luiz Palmier.

“O leite materno é uma importante fonte de nutrientes aos bebês e sua introdução protege as crianças contra infecções gastrointestinais e respiratórias. Em muitos casos, as mães não conseguem amamentar e por isso é importante discutirmos a importância da nutrição infantil”, declara o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Foram realizadas quatro palestras com os temas: “Dificuldade em nutrir o prematuro extremo”, com o professor Alan Vieira; “Segurança e boas práticas no lactário”, nutricionista Jéssika Leine Martins; “Gestação de Alto Risco”, nutricionista Natércia Rebello; e “Profissionais de saúde no incentivo ao aleitamento materno”, nutricionistas Evelyn Galhardo e Thays Sena.

Para as organizadoras do evento, as nutricionistas Rafaela Hoffman e Carla Almeida, o seminário é importante para destacar a profissão em diversas áreas e dar espaço a estudantes e estagiários para que entendam a rotina da nutrição hospitalar. “A nutrição está presente durante a gestação, no pós-parto, no período da amamentação, após o período do aleitamento, ou seja, desde o início da vida. São momentos em que a mulher surge com muitas dúvidas e inseguranças e necessita de cuidados específicos”, explica Rafaela, que também é a coordenadora do Lactário Municipal.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira