Início > Saúde > Saúde realiza ações de conscientizações contra ISTs

Saúde realiza ações de conscientizações contra ISTs

Compartilhe isso:


Publicado em:  22/02/2017

“Estou vivendo uma história que não escolhi pra mim”, disse M, 25 anos, portadora do vírus HIV há três anos. Como ela, outras 3194 pessoas são portadoras do vírus transmissor da Aids, em São Gonçalo.

Destas, 2327 realizam tratamento com infectologistas nos Núcleos de Atendimento para Portadores de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Clínica Gonçalense do Barro Vermelho e no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, onde na manhã desta quarta-feira(22), a secretaria municipal de Saúde realizou uma ação de Prevenção e Promoção de Infecções Sexualmente Transmissíveis(IST).

O Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto, também recebeu ação com palestras ministradas por enfermeiras, abordando temas como HPV (vírus do papiloma humano), sífilis, HIV e herpes, que são doenças sexualmente transmissíveis mais comuns.

De acordo com o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, somente em 2016 foram diagnosticadas 474 pessoas com HIV na cidade.

“Nosso objetivo é reforçar a campanha de uso do preservativo também durante o período de carnaval, onde o número de pessoas que tem um comportamento de risco é maior. A necessidade do uso de camisinha é essencial durante todo ano, e principalmente no carnaval, para evitar a transmissão”, explica.

Para M, moradora de Alcântara, o apoio dos pais fez a diferença para ter regularidade no tratamento.

“Descobri que era portadora do vírus quando engravidei, ao fazer o pré-natal, em 2013. Logo em seguida meu marido faleceu e eu soube que ele também tinha. Abandonei o tratamento por um tempo, foi quando passei mal e fiquei 21 dias internada no Espaço Vida. Minha imunidade estava baixíssima, cheguei a pesar 34 quilos. Hoje estou bem, faço o acompanhamento da doença e recuperei o peso”, conta a paciente do Polo Sanitário Hélio Cruz.


Autor: Ascom
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content