Início > Saúde > Saúde realiza ações de combate a Hepatites Virais

Saúde realiza ações de combate a Hepatites Virais

Compartilhe isso:


Publicado em:  11/07/2017

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo irá realizar, nos dias 20 e 21 de julho, de 9h às 15h, testes rápidos de Hepatites Virais no caminhão laboratório-itinerante. A ação, que faz parte do Julho Amarelo, como é conhecido o mês de luta contra as hepatites virais, acontecerá na Praça Dr. Luiz Palmier (Praça da Marisa), Rodo. O Dia Mundial de combate à doença é celebrado no dia 28 de julho.

“A população precisa se esclarecer quanto aos riscos que correm ao compartilhar agulhas, seringas, alicates. É importante que a pessoa faça o teste para começar o tratamento adequado caso o resultado dê positivo”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

Uma equipe estará no local à disposição da população para realizar orientação e testes rápidos para hepatites B e C. As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

“A ideia é chamar atenção para a importância da conscientização sobre a hepatite, que é uma doença silenciosa que inflama o fígado e reforça a necessidade de ir ao médico regularmente”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

O Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, realizará uma ação no dia 26 de julho, às 10h. A atividade contará com palestras em educação e saúde, testes rápidos de hepatite e sífilis, além de uma série de atividades que serão realizadas pela equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

A doença

A Hepatite é uma doença que pode ser transmitida pelo uso compartilhado de agulhas, navalhas, seringas, aparelho de barbear, materiais de manicure e pedicure, e por equipamentos não esterilizados em procedimentos odontológicos, tatuagem e colocação de piercing. A hepatite B é uma doença infecciosa que está presente no sangue, no leite materno e no esperma e um dos sintomas mais frequentes são cansaço, tontura, febre e dor abdominal. O município notificou em 2013 um total de 134 casos de hepatites, sendo 55 casos de hepatite B e 13 casos de hepatite C.

A gestante pode passar a hepatite B para o bebê sem perceber. Se você é gestante, procure uma unidade de saúde, faça o teste durante o pré-natal. É preciso tomar 3 doses para ficar imune, assim protegerá o bebê, que deve ser vacinado ainda na maternidade, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content