Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
O Dia Mundial sem Tabaco foi lembrado no município de São Gonçalo com uma ação de conscientização sobre os malefícios do cigarro, nesta quarta-feira (31), no São Gonçalo Shopping, no Boa Vista. Os primeiros a participarem da primeira palestra do dia foram funcionários do shopping, que conheceram os malefícios que o fumo causa no pulmão, além de tirarem dúvidas sobre formas de tratamento na cidade.
“O fumo é um vício considerado uma doença de saúde pública mundial e a mudança de hábito é fundamental para obter êxito no tratamento. Hoje a população tem dezenas de grupos de tabagismo à disposição e temos a proposta de estender esses atendimentos a todas as Unidades de Saúde até o fim de 2017”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.
As atividades incluíram a distribuição de folders explicativos, exibição de vídeos, exposição sobre a evolução da doença do tabagismo no pulmão, auriculoterapia, massagem corporal, orientação sobre os malefícios do tabaco, teste de glicemia, aferição da pressão arterial e encaminhamentos da população para tratamento nos serviços existentes na rede pública municipal.
A ação aconteceu com a atuação da Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas, a Coordenação Municipal de Controle do Tabagismo, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e o Programa Consultório na Rua.
“Muitas pessoas associam o uso de tabaco com o consumo de bebidas alcoólicas. Mais que a quantidade, a frequência do uso de álcool é forte fator preditor ao consumo de tabaco, muitas vezes aliada ao uso de drogas ilícitas e ao uso de medicamentos”, explica o subsecretário de Políticas sobre Alcool e outras Drogas, Luciano Gomes.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados