Início > Saúde > Saúde realiza 1ª Jornada de Nutrição da maternidade municipal

Saúde realiza 1ª Jornada de Nutrição da maternidade municipal

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/08/2017

A Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, realizou na tarde desta quarta-feira (30) a 1° Jornada de Nutrição da unidade hospitalar. O evento teve como objetivo promover a interação entre acadêmicos e profissionais, além de atualizar conhecimentos com profissionais que irão compartilhar com o público os saberes adquiridos através de pesquisas e trabalho diário.

“A busca por conhecimento e a troca de saberes entre os profissionais reflete na qualidade dos serviços oferecidos pela unidade”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Foram realizadas três palestras com os seguintes temas: “Cuidados com o RN prematuro”, realizado pela pediatra e coordenadora médica da Unidade Neonatal (UI) da maternidade, Cláudia Sarcinelli; “Banco de Leite Humano”, realizado por Fernanda de Oliveira Lopes, nutricionista do banco de leite humano do Hospital Universitário Antônio Pedro; e “Benefícios da Canela na saúde da Mulher”, realizado por Ana Luiza SantAnna da Costa, especialista em nutrição ortomolecular, biofuncional e fitoterapia.

A primeira palestra abordou as medidas necessárias para o desenvolvimento saudável do recém-nascido prematuro, que passa um longo período hospitalizado, para o desenvolvimento dos órgãos em ambiente extrauterino. Segundo a coordenadora médica da Unidade Neonatal, o recém-nascido só recebe alta após chegar aos dois quilos, que é quando pode se imunizar com a vacina BCG. Nesta quarta, a UI da maternidade abrigava dois bebês prematuros.

“O acompanhamento do serviço de nutrição é de extrema importância para o desenvolvimento do recém-nascido prematuro. Nessa fase, precisamos do acompanhamento da mãe, que realiza o aleitamento materno e muitas vezes precisamos utilizar o complemento, que é o aleitamento artificial para que ocorra o ganho de peso, muito importante para a saúde do bebê nesse início”, explicou Cláudia Sarcinelli.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content