Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
No dia 1° de julho é comemorado o Dia da Vacina BCG (Bacilo Calmette – Guérin), que é indicada para crianças a partir do nascimento até os 5 anos de idade, na prevenção da tuberculose e, em sua forma mais grave, a meningite tuberculosa. Neste ano, apesar da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde, por intermédio do Programa de Imunizações, reafirma a necessidade da vacinação.
Cerca de 11.290 crianças estão previstas para nascerem no município ao longo do ano. A vacina BCG é de extrema importância e deve ser aplicada nas primeiras horas de nascido, ou caso a criança nasça com menos de 2 kg, deve ser vacinada assim que estiver bem de saúde e atingir o peso ideal. No ano de 2020, até o mês de maio foram ministradas 267 doses, o que equivale a um percentual de 33% da estimativa anual.
O coordenador do Programa de Imunizações, Rafael Vidal, informa a necessidade da imunização e também retira algumas dúvidas acerca da vacina BCG.
“É importante que a vacina BCG seja dada precocemente após o nascimento e a dose é única. A BCG é contraindicada para bebês que possuam peso inferior a 2kg e também em casos de baixa imunidade. A vacina é de extrema importância para o recém-nascido e é distribuída gratuitamente pelo SUS”, declara.
A vacina BCG é dada nos Polos Sanitários do Município, além da Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo e na Clínica Dr. Zerbini, localizada na Av. Dr. Eugênio Borges, no bairro de Arsenal. A Maternidade Municipal Mário Niajar imuniza os recém-nascidos que nascem na unidade.
Confira os Polos Sanitários do Município:
Autor: Ana Carolina Gouveia de Oliveira
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados