Início > Saúde > Saúde prorroga campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em SG

Saúde prorroga campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em SG

Publicado em:  31/08/2018

A Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até o próximo dia 15 de setembro (sábado), quando será realizado também o Dia D de vacinação. A secretaria de Saúde pretende imunizar 95% do público-alvo, o equivalente a 44.109 crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias, em uma das 71 salas de vacina à disposição da população, de 8h às 17h.

Desde o início da campanha, em 6 de agosto, 22.831 crianças foram imunizadas contra polio, e 22.462 contra o sarampo, totalizando apenas 48% da cobertura.

“É preciso que os pais levem seus filhos para se imunizar e parem de acreditar em notícias falsas divulgadas na internet. Nossa meta é diminuir a possibilidade de retorno da polio e não deixar que o vírus do sarampo chegue em nossa cidade. A vacinação é a principal estratégia de contenção de qualquer surto de sarampo”, explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

“É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado. Caso esse documento tenha sido perdido, a criança deve ser levada para ser imunizada com a certidão de nascimento. Lembrando que a vacina tríplice viral não deve ser administrada simultaneamente com a vacina da febre amarela”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Segundo o Ministério da Saúde, para a poliomielite, os pequenos que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP (que tem o vírus inativado). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (com o vírus atenuado), a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Confira a lista de Unidades de Saúde participantes:

Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto; USF Getúlio Vargas, Brasilândia; USF Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno; USF Armando Leão ferreira, Morro do Castro; USF Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte; USF Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo; USF Bocayuva Cunha, Gradim; USF Robert Kock, Porto da Madama; USF Wally Figueira, Rocha; USF Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra; USF bento da Cruz, Porto Novo; USF Ana Nery, Gradim; Clínica Municipal do Barro Vermelho; USF Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina;

Polo Sanitário Paulo Marcos Rangel, Porto do Rosa; USF Alberto Constantino, Mutuapira; USF Mahatma Gandhi, Califórnia; USF Alexander Fleming, Boaçu; USF Carlos Chagas, Fazenda dos Mineiros; USF Neuza Brizola, Palmeiras; USF Davi Capistrano, Recanto das Acácias; USF Nova Cidade; USF Itaúna; USF Porto do Rosa; USF Albert Sabin, Itaoca; USF Jair Abrantes, Boa Vista; USF Mutuaguaçu; USF Mutuá; USF Leocacio Corrêa, Fazenda dos Mineiros;

Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara; USF Irmã Dulce, Trindade; USF Tranquedo Neves, Luiz Caçador; USF Bandeirantes; USF Oswaldo Cruz, Amendoeira; USF Adolfo Lutz, Pacheco; Clínica Municipal do Mutondo; USF Josyandra de Moura Mesquita, Colubandê; Pam Coelho;

Polo Sanitário Rio do Ouro; USF Santa Izabel; USF Doutel de Andrade, Maria Paula; USF Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado; USF Manoel de Abreu, Eliane; USF Badger Silveira, Tribobó; Clínica Municipal Dr Zerbini, Arsenal; USF Marechal Rondon, Colubandê; USF Emílio Ribas, Barracão; USF Almerinda; USF José Avelino, Tribobó; USF Vila Candoza; USF Flavio Henrique Brito, Joquei; USF José Jorge Cortês, Itaintidiba; USF Quinta Dom Ricardo, Santa Izabel, USF Marileia Cardoso, Jóquei;

Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; USF João Goulart, Jardim Catarina; USF Jardim Catarina; USF Roberto Silveira, Bom Retiro; USF Santa Luzia; USF Largo da Ideia; Clínica da Família de Marambaia; USF Floriano Barbosa, Jardim Catarina; USF Juarez Antunes, Boa Vista do Laranjal; USF Luiz Paulo Guimarães, Laranjal; USF Aníbal Porto, Monjolos; USF Ary Teixeira, Bom Retiro; USF Louis Pasteur, Guaxindiba; USF Geremias Mattos Fontes, Bom Retiro; USF Elza Maria Borges, Santa Luzia; USF Agenor José da Silva, Jardim Catarina ; Pam Neves. Shopping São Gonçalo, Boa Vista.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa