Início > Saúde > Saúde promove ação de combate ao fumo em shopping

Saúde promove ação de combate ao fumo em shopping

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/08/2017

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo promove, na terça-feira (29) da próxima semana, uma ação pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, no São Gonçalo Shopping, no Boa Vista. Somente em 2016, mil pessoas concluíram o tratamento contra o tabaco. A estimativa para 2017 é de que o número de pacientes em tratamento na cidade aumente.

“Nosso dever é conscientizar a população dos malefícios do cigarro e estimular hábitos saudáveis. Nossa meta é ampliar o acesso da população a esses serviços, já que os nossos profissionais passam por cursos de capacitação periodicamente para que estejam aptos a atender os pacientes”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Na ação, uma equipe irá orientar a população sobre o programa de controle de tabagismo na cidade, que hoje atua em 33 unidades básicas de saúde realizando o tratamento para fumantes com técnicas de abordagem. Entre outras atividades, serão realizadas auriculoterapia, aferição da pressão arterial, além de orientação sobre o tratamento contra álcool e drogas.

“No tratamento cognitivo comportamental nós auxiliamos o paciente a gerenciar os fatores que desencadeiam o fumo. Também monitoramos os fumantes em manutenção para prevenção da recaída”, explica a coordenadora do programa municipal de tabagismo, Carmen Dalsenter.

Para participar de um dos grupos é preciso se cadastrar em um dos postos de saúde que realizam o atendimento. No primeiro mês de tratamento, o paciente participará de reuniões onde passará por uma entrevista para avaliação inicial da sua condição de saúde e receberá orientações sobre mudanças de hábitos que deverão ser adotadas. Se tudo estiver bem, depois dessa etapa, ele é encaminhado para a Farmácia Popular onde receberá os adesivos de nicotina, que, ao serem colocados sobre a pele, possibilitam a retirada gradativa da nicotina do organismo contribuindo para o processo.

Cada paciente, recebe a quantidade de adesivo suficiente para um mês de uso e nesse período ele deve retornar pelo menos uma vez ao médico para acompanhamento. O tempo de uso dos adesivos varia de paciente para paciente e leva em conta fatores como tolerância, tempo de uso do cigarro e disciplina para o tratamento. E mesmo depois de se tornar um ex-fumante, a pessoa ainda fica três meses em acompanhamento médico até ser totalmente liberado.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content