Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica, está realizando diversas ações na 1°Expo Eco, encontro de práticas de construções educadoras de pessoas e instituições, durante esta semana, no Partage Shopping, no Centro. Entre as atividades já realizadas esta semana, estão as palestras sobre envelhecimento saudável, Hanseníase, Tabagismo, Tuberculose, Vigilância Ambiental, além de teste rápido para HIV e Sífilis, vacinação contra a Influenza e HPV. Participaram também da ação, o Programa de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Cebrac e Consultório na Rua.
“É importante que tenhamos aproximação entre a educação e a saúde, abordando temas importantes como as concepções de ser humano, e a relação educação-saúde”, declara a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.
O Programa de Hipertensão e Diabetes realizou orientações sobre fatores de risco, avaliação nutricional e orientação sobre alimentação saudável. Já o Programa de Tabagismo realizou uma roda de conversa com o tema, como os malefícios do cigarro, tabagista passivo, narguilé, formas de tratamento e locais onde são realizados o tratamento na cidade.
“O fumante é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um doente crônico, já que a forma como a nicotina age no cérebro vicia. Pela importância do programa, conseguimos fazer com que ele se expandisse para outros profissionais e hoje não só os médicos e enfermeiros foram capacitados para comandar o grupo, mas também psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos. Estou feliz com o progresso dos grupos já existentes”, informa a coordenadora municipal de Tabagismo, Carmem Dalsenter.
O Programa de Tuberculose realizou orientações sobre a doença, onde a população deve fazer o diagnóstico e tratamento. Os palestrantes fizeram ainda uma teatralização sobre o tema com uma paródia relacionada com a música “Din Din Din” da cantora Ludmila.
Profissionais do programa Consultório na Rua, que atua na cidade realizando atendimento médico em pessoas em situação de rua, falaram sobre o serviço desempenhado e levaram o usuário e catador Thiago Silva, 29 anos, que palestrou sobre o tema economia sustentável, falando sobre suas experiências em reciclagem, sustentabilidade e renda e a realidade dessa população que tem sua renda provida pelos benefícios sociais e pelo trabalho com reciclagem, cumprindo seu papel para uma cidade mais sustentável.
O evento reúne as secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Agricultura e Pesca e Trabalho, além da Guarda Municipal e diversas entidades da sociedade civil organizada, sendo um projeto articulado, intersetorial e conectado.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados