Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
São Gonçalo reforça orientações na campanha Dezembro Vermelho
A Campanha Dezembro Vermelho – campanha nacional de prevenção ao vírus HIV/Aids – serve para alertar sobre a importância da prevenção à doença. Mas quem fez sexo desprotegido (sem camisinha) e não quer ter dúvidas em relação à contaminação, pode realizar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O método para evitar a contaminação pelo HIV pode ser iniciado até 72 horas após a exposição da pessoa ao vírus. A medicação com anti-retroviral tem 98% de eficácia quando usada corretamente.
Qualquer pessoa, inclusive crianças, podem usar o medicamento após os considerados três tipos de exposição: por acidente perfurocortante (acidente biológico): caso dos profissionais de saúde quando se furam com agulha infectada, por exemplo; exposição sexual consentida: quando a pessoa não usa o preservativo ou rompe durante a relação sexual; e nos casos de violência sexual. Neste último caso, outros tipos de profilaxia também são aplicadas.
“Se a pessoa entrou em contato com o HIV, a PEP deve ser iniciada o mais precocemente possível, idealmente nas primeiras duas horas após a exposição. Fazendo o PEP corretamente, a pessoa não desenvolve o vírus”, explicou Monique Gonzalez, coordenadora do Programa Ist/Aids e Hepatites Virais da Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis.
O tratamento é com medicação via oral dos antirretrovirais durante 28 dias. Ela funciona tentando evitar que o HIV alcance o sistema imunológico, se reproduza e se dissemine. Após o uso da PEP, o paciente é acompanhado por 90 dias para a confirmação – através de teste rápido – de que não se contaminou. Outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis, gonorreia e as hepatites virais, não são evitadas com o uso da PEP. Para evitar outras infecções é necessário o uso da camisinha.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo oferece nove locais da Atenção Básica para a realização da PEP durante a semana, das 8h às 17h; e todas as unidades de urgência e emergência no período noturno e nos finais de semana.
Unidades com tratamentos, de segunda a sexta, das 8h às 17h
HIV:
Hepatite B e C:
Sífilis:
Locais de Atendimento da Prep (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Locais de Atendimento da PEP (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Urgência e Emergência, diariamente após 17h
Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados