Início > Educação > Saúde na Escola faz ação de combate à cárie

Saúde na Escola faz ação de combate à cárie

Publicado em:  04/04/2017

A segunda etapa do Programa Saúde na Escola de São Gonçalo terá uma gama de atividades voltadas ao bem estar dos alunos, responsáveis, profissionais da rede e toda a comunidade nesta quinta-feira (06). O projeto-piloto funciona no Jardim de Infância Municipalizado Menino Jesus, no Boaçu.

Fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação (Semed) e de Saúde, a Coordenação do Saúde na Escola funciona com a colaboração de equipes de especialização em Saúde Coletiva da UFRJ e dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Odontologia da Faculdade Anhanguera. Com base no mapeamento da saúde bucal realizado na estreia do programa, em março, os profissionais farão um tratamento de combate à cárie, que afeta as crianças já na primeira infância.

“Este é um tratamento restaurador atraumático, isto é, sem a necessidade de anestesia. Removemos a cárie sem qualquer dor ao paciente. Uma das vantagens de não usarmos anestesia é porque, geralmente, o procedimento com agulha assusta a criança. Após a remoção, a falha deixada pela cárie no dente é preenchida com um material específico, que conseguimos por meio de doação de um fabricante de produtos odontológicos”, explica Lecine Borzino, médico e coordenador do programa na Semed.

Pais de alunos e comunidade escolar podem aprender sobre Primeiros Socorros

Os alunos de Enfermagem vão ministrar uma palestra sobre Primeiros Socorros, com foco na faixa etária de até cinco anos, idade em que mais ocorrem engasgamentos com objetos ou até mesmo alimentos. O Saúde na Escola abrirá inscrições, em breve, com exclusividade para os profissionais da rede municipal. As primeiras turmas devem começar em maio.

Combate ao Aedes – A Brigada Escolar Municipal estará presente para capacitar funcionários do Menino Jesus e do Colégio Municipal Castelo Brancos sobre os cuidados contra dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, com a identificação de possíveis criadouros.

Foto: Reynaldo Felix
Fonte: Semed