Início > Educação > Saúde mental é tema de palestra na Secretaria de Educação

Saúde mental é tema de palestra na Secretaria de Educação

Publicado em:  15/02/2017

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) realiza nesta quinta-feira (16), às 18h, a palestra “Saúde emocional em pauta”, com as psicólogas Fernanda Proença, Bárbara Marins e Débora Alessandra de Souza. O evento faz parte do Janeiro Branco, campanha nacional para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental, que este ano tem como tema “Quem cuida da mente cuida da vida”.

Para o secretário de Educação Diego São Paio, a campanha chama a atenção para uma área muito importante, como a saúde mental, mas que nem sempre é valorizada. Ele destaca que a classe dos professores é uma das que mais precisam desse tipo ação.

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 350 milhões de pessoas de todas as idades no mundo sofrem de depressão e já alertou que essa será a doença mais incapacitante até 2020. Algumas profissões sofrem ainda mais com transtornos mentais, como é o caso de quem trabalha na educação, na saúde e no trânsito. Quando falamos em valorização dos professores, temos várias frentes para atuar. E cuidar dos profissionais é uma delas”, conta Diego.

Segundo o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, que é médico, “cuidar da saúde mental é de suma importância. Muitas vezes, a criança, o adolescente ou o jovem adulto apresenta um quadro de depressão, mas a família não compreende. Sem o devido tratamento, o problema tende a evoluir e pode resultar em sequelas para o resto da vida”, ressalta Nanci.

A superintendente de assistência social Josy Soares explica que, apesar do nome Janeiro Branco, as ações da campanha serão realizadas ao longo de todo o ano.

“Teremos encontros mensais, com rodas de conversa e oficina. É importante que eles tenham esse acompanhamento, que saibam que a saúde mental não é uma besteira. Pelo contrário, é fundamental para o bem-estar e o equilíbrio do indivíduo”, conta Josy.

O Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) fica na Av. Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte.

Janeiro Branco – A campanha começou em 2014, em Minas Gerais. O mês de janeiro foi escolhido porque as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. A ideia é aproveitar a sensação de renovação para que as pessoas comecem a cuidar de sua saúde mental. A cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual é possível escrever uma nova história.

Fonte: Semed