Início > Saúde > Saúde mantém pulverização nos bairros contra Aedes aegypti

Saúde mantém pulverização nos bairros contra Aedes aegypti

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/01/2024

Ação é uma forma de prevenir a proliferação do mosquito em São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza, nesta semana, ações de pulverização de inseticida para o controle do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya, além da sanitização contra a proliferação do coronavírus. Tanto a sanitização quanto a pulverização de inseticida são de prevenção. 

O trabalho de rotina dos agentes é essencial, mas a população também deve fazer a sua parte em relação às doenças e os meios de prevenção. Para ajudar no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, os moradores devem evitar qualquer acúmulo de água por menor que seja. 

Para combater o coronavírus, a população deve tomar as doses das vacinas disponíveis para os gonçalenses com mais de seis meses e higienizar – sempre que possível – as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Este hábito evita muitas outras doenças, principalmente as respiratórias. 

Os locais de aplicação – tanto do inseticida quanto da sanitização – são definidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental com base nos casos notificados pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que aponta os locais com maiores notificações das doenças. As ações acontecem em todos os dias úteis da semana, com exceção de feriados, pontos facultativos e dias chuvosos. 

A Vigilância Ambiental mantém um trabalho de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.     

Programação do controle das arboviroses:

. Segunda-feira (15): Paraíso, Almerinda, Vista Alegre, Santa Luzia e Fazenda dos Mineiros

. Terça-feira (16): Gradim, Jardim Nova República, Guarani, Jardim Catarina e Salgueiro

. Quarta-feira (17): Várzea das Moças, Sacramento, Monjolos, Largo da Ideia, Tenente Jardim, Morro do Castro e Trindade

. Quinta-feira (18): Engenho do Roçado, Ipiíba, Santa Isabel, Estrela do Norte, Jardim Catarina, Mutuapira e Cruzeiro do Sul

. Sexta-feira (19): Porto Novo, Colubandê, São Miguel, Covanca e Mutuá 

Programação do controle do coronavírus:

. Segunda-feira (15): Colubandê e Jardim Catarina 

. Terça-feira (16): Trindade e Itaúna  

. Quarta-feira (17): Mutondo e Boaçu 

. Quinta-feira (18): Rocha e Porto da Pedra  

. Sexta-feira (19): Antonina e Porto da Madama 

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content