Início > Saúde > Saúde incentiva o Teste do Pezinho no município

Saúde incentiva o Teste do Pezinho no município

Publicado em:  06/06/2019

Nesta quinta-feira (6) é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Para reforçar a importância desse disgnóstico que deve integrar a rotina dos bebês, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica está promovendo a campanha Junho Lilás, que pretende dar uma visibilidade ao exame que é possível diagnosticar precocemente diversas doenças congênitas ou hereditárias nos recém-nascidos. O município conta com nove unidades de saúde a qual a população pode comparecer e realizar o exame gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Somente em 2018, no município de São Gonçalo foram coletados um total 7.813 testes do pezinho em todas as unidades que disponibilizam o exame. Um dos locais com maior quantidade foi na Maternidade Mário Niajar em Alcântara, com 3.493 exames realizados.

Nascido no último dia 4, na maternidade municipal, o pequeno Isaac, foi realizar o teste do pezinho acompanhado do pai, José Elias Sangy, enquanto a mãe, Dayana Santos, descansava no leito do hospital. Morador do Galo Branco, José Elias, de 54 anos afirma que é de grande importância os pais levarem seus filhos para fazer os exames indicados, principalmente esse que é necessário nos primeiros dias de vida e previne muitas doenças.

“Trouxe meu filho aqui para fazer o exame porque sempre soube que é essencial os recém-nascidos realizarem. O teste analisa, através do sangue, se o bebê consta algumas doenças que podem se tornar graves se não tratadas desde cedo. A mãe ainda não estava de alta, então fiz o meu papel de pai com grande emoção de acompanhar a saúde do meu filho e contribuir para um crescimento saudável dele”, declara.

A Subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, explica o objetivo da campanha e a importância desse exame para o desenvolvimento dos bebês. “Queremos conscientizar a população sobre a importância de se realizar a triagem neonatal após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê. Esse processo é o primeiro e importante passo para a saúde do bebê, uma vez que a maioria das doenças detectadas por ele não apresenta sintomas aparentes no começo da vida da criança e se diagnosticadas tardiamente, a doença pode deixar sequelas para o resto da vida ou até levar a óbito”, explica.

Na realização do teste do pezinho é coletada uma amostra de sangue, retirando algumas gotinhas no calcanhar do bebê e levado para análise. O exame é feito nessa região por ser rica em vasos sanguíneos e menos doloroso. No resultado é possível detectar seis doenças, são elas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. A maioria delas são assintomáticas no período neonatal e podem levar a transtornos mentais ou afetar gravemente a saúde da criança.

As pessoas que necessitarem levar o bebê para fazer esse exame, devem se encaminhar as seguintes unidades do município:

-Maternidade Mário Niajar, em Alcântara – Segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30;

-Clínica Municipal Gonçalense, no Mutondo – Todos os dias, das 8h às 12h;

-Clínica Municipal Gonçalense, no Barro Vermelho – Segunda-feira, das 8h às 16h30;

-Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal – Terça-feira, das 8h às 12h;

-Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara – Segunda à sexta-feira, das 8h às 12h;

-Polo Sanitário Rio do Ouro – Segundas, quarta e quinta-feira, das 8h às 11h;

-Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto – Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h;

-Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina – Quarta-feira, das 8h às 16h30;

Autor: Raquel Muniz